Não há dúvidas de que o O Rei Leão, até hoje, é uma das animações mais populares da Disney – tendo, inclusive, ganhado uma controversa versão live-action em 2019. Ao contar a história de Mufasa, o grande líder das Terras do Reino, somos apresentados a uma emocionante trama, que culmina no assumir de Simba como novo rei do bioma local.
Contudo, você sabia que a animação esconde em alguns de seus frames um easter egg que pode ser considerado impróprio para a classificação indicativa do filme? Isso mesmo que você leu. Os olhos mais atentos certamente perceberam que ao pausar o longa-metragem por volta dos 52 minutos e 2 segundos, a palavra “SEX” surge na tela, formada pelo pólen das flores que é jogado ao ar após Simba se deitar. Na cena, o filho de Mufasa, já adulto, encontra-se no alto de uma montanha junto de Timão e Pumba. Confira abaixo:
Na época, após o momento ganhar repercussão, os produtores do filme saíram em defesa dos animadores, afirmando que na mensagem estaria escrito “SFX” (abreviação de efeitos especiais, em inglês) em vez de “SEX”. Obviamente, os fãs da companhia não compraram a justificativa – principalmente pelo fato de a Disney ser conhecida por inúmeros easter eggs adultos em suas obras.
Para os interessados em conferir pessoalmente, vale ressaltar que o frame só existe em versões antigas do VHS do desenho. Com as implicações negativas geradas pela mensagem subliminar, a Disney resolveu modificar as tiragens futuras das fitas que chegaram ao mercado. Na própria versão disponível no Disney+ uma notável edição foi efetuada.