Um dos nomes mais conhecidos do cinema nos anos 2000, Brendan Fraser (A Múmia) fez um retorno triunfal às telonas como protagonista de The Whale, longa que estreou com elogios no Festival de Veneza de 2022. Mas há um detalhe curioso nessa história: Fraser quase perdeu o papel que pode, finalmente, colocá-lo na corrida para o Oscar para James Corden, ator e apresentador que divide as opiniões do público.
De acordo com o Deadline, o ator foi convidado para interpretar o papel quando The Whale ainda estava nas mãos do diretor Tom Ford (Animais Noturnos), que acabou deixando o projeto depois porque queria ter mais controle sobre o filme. Ao longo dos últimos anos, James Corden esteve no elenco de algumas produções polêmicas, como Cats, versão live-action do clássico musical da Broadway que acumulou críticas massivas.
O artista britânico esteve em Caminhos da Floresta e Oito Mulheres e Um Segredo, além de ter emprestado sua voz para narração e dublagem em produções como Trolls, PéPequeno, Pedro Coelho, entre outros. Na televisão, James também é famoso pelo programa de entrevistas The Late Late Show with James Corden, que está no ar nos Estados Unidos desde 2015 e recebeu diversas grandes celebridades.
Sobre o que é A Baleia?
O filme dirigido por Darren Aronofsky (Mãe! e Cisne Negro) acompanha a história de Charlie (Brendan Fraser), um professor de inglês recluso, que vive com obesidade severa e luta contra um transtorno de compulsão alimentar. Solitário, ele lida diariamente com a culpa por ter abandonado sua filha Ellie (Sadie Sink), que foi morar com a mãe Mary (Samantha Morton). Agora, ele precisará se reconectar com a família e tentar reparar os erros que cometeu no passado.
Ainda segundo o Deadline, o ator George Clooney se interessou em dirigir o filme, mas fez uma exigência: contratar um ator de 270 kg, como o personagem, para que tivesse a mesma aparência física. No fim das contas, Brendan Fraser acabou sendo escalado e Darren Aronofsky afirmou que a produção não conseguiu encontrar um ator mais adequado.
“Houve um momento em que pesquisamos atores obesos. Além de não conseguirmos encontrar um que desse conta de todas as emoções do papel, virou uma corrida insana (...) Do ponto de vista de saúde é proibitivo. É um papel impossível de preencher com uma pessoa real que esteja lidando com essas questões”, disse Aronofsky em entrevista à revista Variety.
Por enquanto, The Whale ainda não tem data de estreia prevista para os cinemas brasileiros.