Não é apenas James Cameron que está inovando a indústria cinematográfica com Avatar: O Caminho da Água. Oppenheimer, o próximo lançamento de Christopher Nolan, terá efeitos práticos impressionantes.
De acordo com o cineasta, em entrevista à Total Film, a história sobre a origem da bomba atômica terá explosões reais, realizadas sem a necessidade de computação gráfica.
“Acho que recriar o teste Trinity [a primeira detonação de uma arma nuclear] sem o uso de computação gráfica foi um grande desafio”, disse o realizador. “Andrew Jackson - meu supervisor de efeitos visuais, eu o contratei desde o início - estava procurando como poderíamos fazer muitos dos elementos visuais do filme de forma prática , desde a representação da dinâmica quântica e da física quântica até o teste Trinity em si, para recriar , com minha equipe, Los Alamos em uma mesa no Novo México em um clima extraordinário, muito do qual era necessário para o filme, em termos de condições muito duras lá fora – havia enormes desafios práticos.”
Oppenheimer: Cillian Murphy é o “pai da bomba atômica” em novo filme de Christopher NolanDescrito como uma “história de imenso escopo e escala”, o filme terá Matt Damon, Robert Downey Jr., Florence Pugh, Michael Angarano e Josh Hartnett no elenco.
“É um dos projetos mais desafiadores que já assumi em termos de escala e em termos de encontrar a amplitude da história de Oppenheimer”, disse o diretor de Tenet. “Houve grandes desafios logísticos, grandes desafios práticos. Mas eu tinha uma equipe extraordinária e eles realmente se destacaram. Vai demorar um pouco até terminarmos. Mas, certamente, ao ver os resultados chegarem e ao montar o filme, fico emocionado com o que minha equipe conseguiu alcançar.”
O projeto marca mais uma colaboração entre Nolan e Hoyte van Hoytema, diretor de fotografia que já atuou Interestelar, Dunkirk e Tenet. Agora, ele deve atuar com um novo tipo de IMAX.
Esqueça o Homem de Ferro: Christopher Nolan dá a Robert Downey Jr. a maior oportunidade em 13 anos“Desafiamos o pessoal da Kodak Photochem a fazer isso funcionar para nós”, disse Nolan. “E eles intensificaram. Pela primeira vez, conseguimos filmar IMAX em preto e branco. E os resultados foram emocionantes e extraordinários. Assim que Hoyte e eu vimos os primeiros testes, sabíamos que esse era um formato pelo qual nos apaixonamos imediatamente.”
Oppenheimer combina a fotografia do IMAX 65mm incluindo, pela primeira vez, seções em fotografia analógica em preto e branco IMAX. Marcado como o 12º longa-metragem de Nolan, este é o primeiro projeto com a Universal Pictures.
A estreia está marcada para 20 de julho de 2023.