Uma das franquias mais bem-sucedidas da história do cinema, Avatar está perto de retornar para seu segundo filme, mais de dez anos após o lançamento do longa original. Apesar de se ambientar em um universo fantástico, a trama assinada pelo vencedor do Oscar James Cameron (Titanic) conversa diretamente com questões importantes do mundo real - tendo a exploração e suas consequências entre seus principais temas.
Tendo isso em mente, faz sentido um detalhe no filme de 2009 apontado por um usuário do Reddit, que reparou em uma crítica ao governo dos Estados Unidos em uma cena na qual o grupo de humanos exploradores está reunido. “A sala dos imperialistas tem o formato de uma bandeira norte-americana”, disse. Na imagem, é possível ver os personagens em frente a uma parede com barras, que lembra o desenho da bandeira dos Estados Unidos. Veja a imagem:
Nos comentários, outro usuário apontou ainda que é possível ler o número “50” na estrutura que está no canto superior esquerdo. Pensando no desenho da bandeira norte-americana, este seria o local onde estariam as 50 estrelas que simbolizam os estados do país, assim como na bandeira brasileira.
No filme, estes personagens exploram abusivamente o planeta Pandora em busca de recursos naturais e metais valiosos. Mais do que isso, consideram o povo Na’Vi inferior e indigno de respeito, principalmente por não conseguirem entender sua linguagem e nem sua cultura. Não é difícil traçar um paralelo entre este enredo e o mundo real: no passado, países colonizadores, como os EUA, fizeram exatamente a mesma coisa com diversas regiões ao redor do mundo, que sofrem as consequências (econômicas, sociais, ambientais, etc) até hoje.
Quando estreia Avatar 2?
A sequência do filme de 2009 tem estreia prevista para 16 de dezembro de 2022 nos cinemas e continuará acompanhando Jake Sully (Sam Worthington), que agora vive entre os Na’Vi. Ele e Ney'tiri (Zoe Saldana) formaram uma família, que é ameaçada novamente pela invasão humana. Junto com sua tribo, os dois precisarão encontrar outros Na’Vi que estejam dispostos a lutar ao lado deles na guerra que se aproxima.
Além do retorno dos protagonistas, Avatar: O Caminho da Água contará com outros nomes famosos no elenco, como Sigourney Weaver, Kate Winslet e Michelle Yeoh. A demora para o lançamento da sequência se deve, especialmente, à busca de James Cameron por uma nova tecnologia que atendesse suas pretensões para a história, seguindo a verdadeira revolução que o filme de 2009 causou nos cinemas em termo de 3D e efeitos especiais.
Avatar: O Caminho da Água