Existem sim defeitos bastante perceptíveis nas continuações de The Matrix, e à de se reconhecer que nenhuma delas estar de fato no mesmo panteão da obra original, mas levando tudo isso em conta, eu considero ambas as sequências de Matrix funcionais. Em Reloaded a viagem foi intensa, pois aqui as Irmãs Wachowski romperam de maneira absurda todas as barreiras da física e da lógica utilizando um uso extravagante de CGI (muito mais que no anterior) e de certa forma funciona. Embora muitos digam que o CGI datou e tudo soa como vídeo game, mas eu sempre me lembro de como me senti em 2003 e como fiquei de queixo caído com a qualidade impressionante daqueles gráficos, e sempre ao rever o filme me lembro com carinho desse sentimento da época, então pra mim isso não é um problema, a direção é fantástica com enquadramentos impecáveis, a produção de Joel silver é sensacional
O filme possui uma escala desproporcional, com uma trilha que evoca a grandiosidade do filme dando um aspecto ainda mais épico. Mas acima de tudo, o que mais me fascina nesse filme é sua expansão de universo e mitologia, que além de ser corajosa e incomum, faz uma desconstrução do que pensávamos que sabíamos no longa original. Principalmente o que diz respeito à Neo. As discussões filosóficas estão em todo lado e ainda nos levam a reflexões intensas, tudo dentro de um senso de continuidade muito bem feito e que consegue complementar ao filme de 1999. Aqui nós temos uma "esperança pessimista", visto que o salvador da humanidade nada mais é do um programa, programa este que pode fazer Escolhas, porém se trata de escolhas já pré-estabelecidas.
Tudo é revelado de modo minucioso e discreto. Mas se você pega o que o longa que dizer, você tem uma experiência imersiva de reflexões que podem ser intrigantes. 'The Matrix' era novo em vários níveis, infelizmente as coisas não podem ser novas duas vezes. Portanto, 'The Matrix Reloaded' apenas usa as coisas novas e multiplica a ação por dez, e funciona na maior parte do tempo, conforme você assiste o filme inteiro, ele chega perto, mas o original continua sendo melhor. Enfim, se você gostou do primeiro, vai gostar deste também.