Média
4,1
211 notas
Você assistiu 1964: O Brasil Entre Armas E Livros ?

120 Críticas do usuário

5
94 críticas
4
8 críticas
3
0 crítica
2
0 crítica
1
6 críticas
0
12 críticas
0,5
Enviada em 8 de abril de 2019
O “documentário” do Brasil Paralelo, é lamentável por vários motivos, principalmente destacando-se a questão estética, ética e histórica. A visão estética é profundamente anacrônica, uma narrativa em off que guia o espectador tentando bloquear as possibilidades críticas. Esse modelo de cinema é piegas, ultrapassado. A fotografia é amadora, os enquadramentos são horríveis, a música tenta manipular insistentemente. Do ponto de vista ético o tom é degradante. Ligas camponesas exageradamente armadas, prontas ao comunismo selvagem. Chega-se ao cúmulo de manipular uma foto do genial e mundialmente conhecido Sebastião Salgado, tirada em 1986 na Serra Pelada (O Sal da Terra), como se fosse de camponeses armados ameaçando soldados, algo vergonhoso e degradante! Todos os supostos fatos são narrados como confirmados por dezenas de especialistas que nunca são citados. Quase todos os elementos “históricos” são embasados por pessoas que já faleceram, sem a apresentação de documentos. Grande falácia de um dos entrevistados, Olavo de Carvalho, que muitas vezes tenta enganar e desconstruir a realidade com argumentos apócrifos. Factualmente ou historicamente o desastre se intensifica: o golpe de 64 passa a ser um movimento de salvação e libertação do Brasil da Revolução Comunista, dito sem o mínimo pudor e obviamente sem base história que corrobore. Todos os documentos são apenas citados, são inexistentes. Chega-se a dizer que a intervenção militar foi uma operação cirúrgica, para a retirada do tumor comunista que já estava em processo de metástase. Se você tem possibilidades analíticas e críticas é recomendável, pois, irá saber exatamente separar todas as falácias. Se acreditar que a terra é plana e não averigua o que lhe empurram, há um grande perigo de que creia em tudo e se torne mais um tijolo na parede. Um “documentário” sofrível que vê o Brasil e o mundo pelo retrovisor.
5,0
Enviada em 3 de abril de 2019
Sensacional!
O documentário trás informações que NUNCA foram estudadas ou reveladas. Documentos sobre o Brasil de agências secretas em países da antiga cortina de ferro. Além disso, traz o contexto do momento histórico vivido na época, apresenta os fatos, mostra a opinião de vários historiadores e comentaristas, e a partir daí cada um tira sua conclusão. O fato é que nem eu, e acredito que a 99% dos brasileiros, ñ aprendeu na escola o q esse documentário ensina em 2h sobre o período militar.
Quanto a qualidade técnica, está impecável! Já vi outros documentários da produtora Brasil Paralelo, mas estes é o melhor, ainda mais considerando a duração de 2h. Realmente muito bem produzido!
Por todos esses motivos, vale muito a pena assistir!
Heber I

1 crítica

Seguir usuário

5,0
Enviada em 17 de junho de 2019
Documentário muito bom, faz com que enxergamos que a esquerda é bem pior do que imaginávamos, somente está atrás do poder absoluto.
5,0
Enviada em 29 de maio de 2019
Super indico o documentário. Esclarecedor sobre vários fatos ocorridos nos anos de chumbo da história do Brasil, fatos esses que não são mostrados nos livros de história.
Marcos O

2 críticas

Seguir usuário

5,0
Enviada em 5 de julho de 2019
Perfeito, o filme nos ajuda a ter uma visão clara do que realmente aconteceu em nosso país, trazendo uma narrativa bem elaborada.
Rafael G

1 crítica

Seguir usuário

1,0
Enviada em 3 de abril de 2019
Uma distorção histórica que se mostrou oportuna em virtude da ideologia política presidencial.
Desserviço ao cinema e aos expectadores
4,5
Enviada em 25 de janeiro de 2020
Excelente documentário, é sempre bom questionar verdades absolutas, deveria passar nas escola. Nota: 8,5/10
0,5
Enviada em 26 de fevereiro de 2020
Puro lixo ideológico. Viés de direita disfarçada, uma vergonha historiográfica. Uma tentativa frustrada de reverter o que é verdadeiramente o nacionalismo.
Ricardo L

1 crítica

Seguir usuário

1,5
Enviada em 22 de julho de 2019
Esta série é sem dúvidas uma estreita tentativa de reescrever uma verdade unilateral perseguida por um grupo conservador e inconsciente. O que eu percebi logo no inicio do documentário, foram analises distorcidas em torno do tal "regime militar" em que os caros jornalistas, historiadores e escritores desenvolveram sob seus viés ideológico, e deixando de lado uma coerente produção e interpretação intelectual plausível em ambas as partes.

O documentário seria muito melhor, se estivesse analisado o tema da DITADURA sob um enfoque totalmente imparcial, intelectual e cientifico. Ao meu ver, mesmo as analises sendo sob bases documentais, os analistas tentavam a todo instante enfatizar e criar um monstro sobre a figura da esquerda comunista dos partidos políticos da época.

Certamente, ainda sobre as minhas convicções, o filme Brasil, entre armas e livros, pecou em quase que totalmente sobre todos os depoimentos narrados no documentário. Aos olhos do espectador alinhado ao viés ideológico conservador , com certeza o filme será uma melhor definição e certeza de que realmente não houve uma ditadura militar no Brasil, e sim um movimento anti comunista idealizado pela antiga União Soviética com ajuda de Cuba e outros países comunista. Porém aos olhos de um estudioso e leitor dos fatos ocorridos sobre a ditadura militar no Brasil, o filme é uma afronta aos conhecimentos científicos, e ao puro conceito da palavra ditadura, uma vez que na época do chamado "regime militar" houve privação de direitos humanitários, torturas e mortes.
Leandro P

1 crítica

Seguir usuário

1,0
Enviada em 4 de abril de 2019
Não se pode levar a sério um documentário com o Olavo de Carvalho. É clara tentativa de revisão historiográfica, de batalha ideológica.
Quer ver mais críticas?