Este é um filme de ficção científica que se passa em um futuro distópico e a humanidade foi quase completamente extinta por uma misteriosa catástrofe. A última esperança é uma inteligência artificial avançada chamada "Mãe", que é encarregada de criar e educar um único humano, a filha adolescente (Clara). No entanto, o vínculo das duas é posto em prova quando uma estranha ensopada de sangue é levada pela adolescente para dentro da base, o que a faz entrar em desacordo com a mãe robótica, por conta da sua possível ação perigosa e não autorizada.
Em relação ao roteiro, embora não seja original, é inteligente e bem construído, com um tom melancólico e cores frias que são imersivas ao clima de suspense. Assim, a história levanta diversas perguntas desde seu início e envolve o espectador em uma onda de curiosidade por respostas, mas que podem ou não ser respondidas, já que consta com um aspecto ético e filosófico de fundo. Por isso, ele pode não a todos, pois requer que o espectador reflita sobre as questões levantadas, e não oferece respostas fáceis, no entanto, se você está disposto a se envolver com o enredo, ele vai prendê-lo até o fim.
Por outro lado, o filme é habilmente executado, seguindo uma lógica sólida de eventos e apresentando excelentes fotografias e figurinos que criam uma atmosfera tensa e misteriosa em torno da missão peculiar da inteligência artificial de repovoar a Terra. Ainda nesse sentido, a atuação é convincente, com Clara dando uma performance impressionante como a filha que cresce em isolamento, questionando a natureza de sua existência e o propósito de sua criação.
Adicionalmente, a edição é positiva, fazendo cortes nos momentos certos para aumentar a emoção juntamente com a trilha sonora imersiva de suspense. Por fim “I am mother” é uma obra de sci-fi bem feita, com enredo filosófico e misterioso, personagens bem desenvolvidos, atuação boa e com um surpreendente final que vai te deixar ainda mais intrigado e que é recomendado para os fãs do gênero e para aqueles que apreciam um drama emocionante que te faz refletir com cada questão dele.