DERRADEIRA AVENTURA QUE VAI E VOLTA NO TEMPO
Harrison Ford é daqueles poucos atores que não se prendem e não ficam encapsulados quando sua personagem faz sucesso perante o público. Aos 80 anos, ele adquiriu sabedoria suficiente para se desvencilhar de ‘Star Wars’ ou de ‘Indiana Jones’, doando seu talento para outras produções.
Já se passaram mais de 40 anos, desde que o herói de vida dupla, ora professor universitário, ora aventureiro radical procurando tesouros e decifrando mistérios, encanta as telas com doses de muita ação e humor.
Aliás, o recurso da Inteligência Artificial é bem aplicado quando se trata de rejuvenescer Harrison Ford no filme “Indiana Jones e a Relíquia do Destino”. A realidade de vê-lo bem mais jovem é incrível (o que é diferente de ser perfeita), mas em meio a discussões sobre o uso ético da IA, isso passa longe, desde que seja empregada de forma construtiva, anulando assim a imagem ameaçadora.
O apaixonado por arqueologia já se encontra senil e próximo da aposentadoria numa época em que os astronautas da Lua recebiam todas as celebrações e os ‘hippies’ dominavam a cena.
O herói não tem sua vida exatamente estabilizada: separado de sua mulher, vive sozinho, com um jeito vadio dentro do seu apartamento.
Num primeiro retorno do tempo, Indiana Jones se aventura por trens durante a Segunda Guerra Mundial. É nesse contexto que trava conhecimento com um objeto que promete a viagem no tempo. Esta relíquia teria pertencido ao estudioso e físico grego Arquimedes.
Durante a superação dos inimigos alemães, ele cruza o caminho com Jürgen Voller (papel de Mads Mikkelsen). Ambos sabem do potencial desse aparelho e, com certeza, servirá de pano de fundo para as muitas aventuras reservadas durante a película de 150 minutos.
Voltando para o presente: o decadente e descabelado Indiana Jones recebe a visita de uma afilhada, Helena Shaw (Phoebe Waller-Bridge). Ela o procura para saber da localização da máquina de Arquimedes. Relutante, Indiana diz não ligar para isso até que uma sequência de assassinatos força-o à atividade. Motivo real: depois de 25 anos da derrota nazista, Voller quer a relíquia a todo custo.
Do lado da afilhada, Indiana é instigado pela ambição e dissimulação dela. Do lado de Voller, é a luta do Bem contra o Mal.
Daí em diante, acontece o desfile de aventuras em várias partes do mundo: Marrocos, Itália e Espanha. Vale muito a pena ficar atento à perseguição de carros pelas ruas de Tânger. Ponto alto da trama.
Ou, em menor grau, acompanhar a exploração de uma caverna no litoral da Itália. Às vezes, o filme parece um bangue-bangue com disputas e caras sujos. Tem muita pancadaria e porrada, mas não descamba para o clichê.
Não dá para contar detalhes, até porque perderia a graça, o que mostra um roteiro previsível – e digno de um Indiana Jones, visto nos outros quatro filmes da franquia. Cada um com sua característica. Esse também tem a sua, embora se compararmos com as edições anteriores, os motivos eram mais palpáveis como a busca pelo cálice do Santo Graal.
Melhor aceitar o argumento de um artefato arcaico que possibilite a viagem no tempo. Será que o filme reserva a seguinte pergunta: Arquimedes teria realmente viajado no tempo? Uma espécie do benefício da dúvida em troca da diversão.
Há decifrações de enigmas, mas elas não jorram em quantidade; coisa que em filmes anteriores garantiam e davam consistência à aventura.
É um filme bastante válido por causa de sua aposta em cenas e tomadas rápidas, na atuação e charme do octagenário de Harrison Ford e por escolhas acertadas nas locações da filmagem. O filme não prende tanto por sua emoção, mas pelo seu desenrolar. A partir da segunda metade para o fim, é que muita coisa vem à tona e se descobre. Dá direito a um Indiana Jones saudosista e viver fora de seu tempo – ponto que gera expectativa no público se ele toparia ou não.
Ponto já abordado em outros filmes, persiste a questão se um ato diferente (uma interferência) poria tudo a perder o que a História oficial descreve. Existiria a possibilidade de reescrevê-la? Quase no fim, surge a resposta: tanto no plano coletivo (a História da humanidade ou geral) quanto no plano pessoal, onde Indiana Jones tem uma grata surpresa.
Já adiantando, o tema clássico da saga toca no fim do filme. Composta por John Williams (no alto de seus 90 anos e o mais célebre compositor para trilhas cinematográficas), não houve nenhuma dúvida de que ele seria o compositor para a derradeira aventura do herói.
Desprezado por muitos, vale a pena gastar um pouco mais de tempo e ver a ficha técnica: para quem é mais velho, é muito gratificante ver em letras grandes a participação de monstros sagrados como George Lucas e Steven Spielberg. Além dos produtores Frank Marshall e Kathleen Kennedy. A direção de James Mangold é mais do que suficiente para as vertiginosas cenas de ação. Também dá para conferir a participação de Antonio Banderas – tente adivinhar qual personagem ele interpreta?
No mais, para quem conhece toda a trajetória do herói que usa chapéu e dispõe do chicote como arma de defesa ou de ataque, não é a melhor da série. Também, não dá para sair decepcionado da sala de cinema. Porém, para quem está pegando o fio do novelo, é um ótimo incentivo para ver os demais. E discutir com familiares e amigos tanto essa última aventura como as demais. Mas será mesmo que é a última?
Se Harrison Ford estiver morto, isso é impossível. Como a Inteligência Artificial deu uma pista, pode ser que um Harrison Ford de mentirinha ressurja para nos entreter e buscar novas aventuras em meio ao ambiente tranquilo dos livros e da docência na Universidade.