Não li os livros, não conhecia nada de Fallen antes de assistir ao filme.
Ele tem algumas falhas de lógica, como por exemplo as datas mencionadas, ou a inteligência de um Anjo, mais velho que tudo o que a gente conhece, atuar mais ou menos como a nossa, etc. Aliás, por que a Luce não soma as informações que vai obtendo ao longo da estória para chegar a uma conclusão provável??? Por que ela correu das sombras na floresta e não correu na biblioteca? E sempre que o re-assisto sinto que falta algo ainda, no final, para a passagem de uma situação de contradições e busca da verdade para uma situação de revelação. Falta um elo explicativo para Luce e para nós, as perguntas simplesmente cessaram.
E, apesar da inspiração original estar em Gênesis 6:1,2 , a estória de uma classe de anjos "indecisos" não existe na Bíblia. Fora isso, o filme me deixa ABISMADA, A cada vez que o assisto, pareço estar entrando num recinto sagrado. Estou montando um quebra-cabeça a respeito do amor eterno, que começa em Deus, mas... pode se manifestar nas criaturas? Deveria se manifestar no amor das criaturas? O amor sempre é eterno se tivermos a força de um Anjo? Os Anjos nos amam de uma forma pessoal? O teste que Luce impos a Daniel não lembra o que está na Bíblia, em Mateus 4:5,6 ?
Enfim, vou ter de ler muito sobre angelologia, a Queda dos Anjos, etc.
Continuando
A busca, na primeira aula de Luce, lá pelos 18 min, aparece projetada a pintura ‘O arrebatamento de Psiquê', de William Bouguereau :
"O mito de Eros (o amor) e Psiquê (a alma) retrata a união entre o amor e a alma."
Continuando:
Padre Paulo Ricardo, se não me engano, diz que os anjos não têm dúvidas, como nós, e não mudam suas decisões. Nós, por outro lado, somos divididos, inconsistentes, inconstantes nos relacionamentos e não sabemos aprofundá-los e torná-los mais verdadeiros, como já foi dito por R. L. Leonhardt. Para mim, a questão mais arrebatadora em FALLEN é: o volúvel, instável, infiel amor humano poderia ser elevado pelo imortal, eterno amor angélico? O amor humano pode se tornar imortal, eterno, absoluto como deve ser o verdadeiro Amor? Deus está presente, então? A paixão revela parte disso? "A paixão é o mais próximo de Deus que o homem comum pode chegar.?"
Enfim, para mim FALLEN contém uma essência, mas é preciso espremer para colhê-la. E é o que ainda estou tentando.