Há 5 anos, este programa da Globo estreava fadado ao fracasso: Nem uma segunda chance o salvou de uma queda vexatória!
    Luiz Eugênio de Castro
    Luiz Eugênio de Castro
    -Redator
    Um jornalista apaixonado por novelas e TV desde muito pequenininho. Fã de carteirinha de realities e vilãs icônicas!

    O substituto do Vídeo Show não conquistou a audiência e a crítica especializada...

    Divulgação/TV Globo

    Há 5 anos, no dia 30 de setembro de 2019, estreava na telinha da Globo um dos programas mais criticados pela crítica e pelo público: o Se Joga. O formato, que misturava informação, humor, jogos e notícias do mundo das celebridades, não conseguiu alavancar a audiência e, até hoje, é motivo de piada entre os fãs de televisão.

    O AdoroCinema está aqui para relembrar o complicado período em que a atração era exibida diariamente – e, posteriormente, apenas aos sábados.

    Como era o programa Se Joga?

    Em janeiro de 2019, o Vídeo Show foi cancelado pela TV Globo após sucessivas derrotas de audiência para o SBT e Record. A ideia da emissora era trazer algo novo para substituir o famoso programa, e o Se Joga foi apresentado como a solução ideal.

    Comandado inicialmente pelo trio Fernanda Gentil, Érico Brás e Fabiana Karla, o formato prometia proporcionar momentos de descontração e leveza para os telespectadores – no entanto, essa promessa ficou longe de ser cumprida!

    Reprodução/TV Globo

    "O objetivo principal do programa é respirar, arejar. É passar um tempo juntos sem ver o tempo passar. Queremos acalmar a correria do dia a dia, ser aquela horinha ali no início da tarde para a pessoa se divertir, jogar, rir e participar. [...] Convivência leve, animada, alto astral. Uma energia boa, de pessoas do bem. O que, na minha opinião, é a receita perfeita para a convivência diária", expressou Gentil ao Gshow na época.

    Programa estreou com baixos números de audiência - e continuou assim

    Sete meses após o término do Vídeo Show, o Se Joga chegou às telinhas, contando também com quadros dos humoristas Jefferson Schroeder, Marcelo Adnet e Paulo Vieira, além das colunas de Cátia Damasceno, Edu Conte e Tati Machado. Aulas de filosofia de Leandro Karnal e de inglês com Rhavi Carneiro complementaram o programa! Um verdadeiro show de "tudo"...

    Na semana de estreia, entre 30 de setembro e 04 de outubro, o programa de variedades conquistou apenas 8,7 pontos de média na audiência, em comparação aos 10,5 das atrações vespertinas da Record, segundo dados consolidados da Grande São Paulo. A Hora da Venenosa, no Balanço Geral, chegou a bater os números com 11 pontos! Eita!

    Como se não bastasse a queda de espectadores, uma situação ainda pior veio para destruir tudo aquilo que os produtores da atração sonhavam: a pandemia da Covid-19. Na ocasião, o Jornal Hoje teve seu horário ampliado e o Se Joga deixou de ser exibido em março de 2020.

    Em maio daquele mesmo ano, parte da produção foi dispensada e o comediante Paulo Vieira chegou a afirmar em uma live que o programa não retornaria, embora a assessoria da emissora tenha negado essa informação.

    Segunda chance: após a pandemia, o Se Joga foi reformulado

    Divulgação/TV Globo

    Após muitos burburinhos, a TV Globo deu mais uma chance ao programa. No dia 6 de março de 2021, a atração voltou reformulada para a grade, sem Fabiana Karla (hoje no comando do Bake Off Brasil: Mão na Massa) e Érico Brás no time de apresentadores.

    Fernanda passou a comandar sozinha o formato nos Estúdios Globo, dando mais ênfase ao mundo das celebridades, aos bastidores da TV e aos reality shows da emissora. Além disso, o programa passou a ser exibido nos sábados!

    "O primeiro Se Joga durou seis meses, teve uma vida útil muito curta. Eu acho, minha impressão, quando estávamos engrenando, veio a pandemia. Com isso, tivemos um grande intervalo. Quando voltou, já era outra coisa, um outro projeto. Só ficou o nome, era totalmente diferente. Não dá nem para comparar. Mas o segundo Se Joga tinha mais a minha cara", analisou Fernanda Gentil ao Notícias da TV.

    Mesmo com a forte esperança de fazer o novo formato pós-pandemia render, nem Fernanda nem os produtores da TV Globo conseguiram aumentar a audiência. Inicialmente, o Se Joga terminaria em 25 de dezembro, mas foi antecipado para 28 de agosto de 2021.

    "Fernanda Gentil merecia um programa melhor - o espectador, nem se fale", escreveu o colunista da Veja, Eduardo F. Filho, na ocasião. Eita!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top