A TV brasileira já viu de tudo quando o assunto é reality show. De casais testando fidelidade a competições radicais, o país experimentou inúmeras fórmulas - e algumas, embora prometessem sucesso, acabaram virando apenas memórias divertidas (ou nem tanto!) de uma temporada só... O AdoroCinema te convida a relembrar alguns dos maiores fiascos do gênero que passaram pelas telas e desapareceram mais que depressa!
1. Ilha da Sedução (2002, SBT)
Bem antes da Ilha da Tentação, com Otaviano Costa e Flávia Alessandra, o SBT também quis testar a fidelidade de casais com o Ilha da Sedução. Bem similar, não? Separados em hotéis e rodeados por solteiros irresistíveis, os casais eram colocados à prova sob apresentação de Babi Xavier. Apesar da narrativa provocante, o público não comprou o formato, deixando a audiência naufragar depois de 13 episódios.
2. Simple Life (2007, Record)
Em Simple Life - baseado no programa norte-americano de mesmo nome - as socialites Karina Bacchi e Ticiane Pinheiro trocaram o glamour da cidade grande pela simplicidade de uma vida rural em Analândia, São Paulo. Elas ordenharam vacas e entregaram marmitas, mas o público preferiu manter distância dessa vida no campo, e o programa logo foi enviado para o pasto!
3. À Primeira Vista (2017, Band)
O Tinder televisivo da Band, chamado À Primeira Vista, prometia ser o cupido dos corações solitários, com Luigi Baricelli como o mestre de cerimônias. Porém, o que era para ser uma chuva de amor se tornou um deserto de audiência. Sem o esperado match com o público, o programa terminou sem deixar saudades! Complicado...
4. X Factor Brasil (2016, Band)
O sucesso internacional do programa musical The X Factor tentou conquistar o Brasil, mas o que parecia ser um hit acabou desafinando bastante nas telinhas da Band. Com números de audiência que foram um verdadeiro "não" para o Ibope, o reality mal completou uma temporada antes de ser cortado da programação.
5. A Casa (2017, Record)
Imagine confinar 100 pessoas em uma casa feita apenas para quatro moradores. Esse era o conceito de A Casa, da Record. O objetivo era ver quem aguentava mais tempo nesse aperto por R$ 1 milhão. Infelizmente, o público não quis saber de tanta gente junta e, com a audiência despencando, o programa ficou sem espaço para uma segunda chance...
6. Projeto Fashion (2011, Band)
Adriane Galisteu tentou trazer o glamour da moda para a Band com Projeto Fashion, a versão brasileira de Project Runway. Porém, o desfile das criações não atraiu muitos espectadores, e o horário de exibição tardio - 22h40 de um sábado - fez o programa sair de cena mais rápido que uma tendência passageira!
7. O Jogo (2003, Globo)
Misturando suspense e ficção, O Jogo tentou ser um reality inovador na Globo. Os participantes precisavam desvendar um assassinato fictício sob comando de Zeca Camargo, mas a trama não prendeu a atenção do público. Com atuações fracas e uma história que não empolgava, o reality foi logo eliminado da grade.
8. Busão do Brasil (2010, Band)
Em 2010, a Band criou o programa Busão do Brasil e colocou 11 pessoas em um ônibus para viajar pelo país. A proposta era misturar competição com cultura, mas o público não embarcou nessa viagem. Sem conseguir fazer a audiência pegar no tranco, o reality show parou na primeira temporada.
9. Jogo Duro (2009, Globo)
Apresentado por Paulinho Vilhena, Jogo Duro trouxe provas bizarras e radicais, com animais exóticos e desafios considerados asquerosos. Mesmo assim, não conseguiu se destacar na guerra de audiência contra A Fazenda, da Record. O público não aguentou tanta tensão e o programa não passou dos primeiros 8 episódios!
10. Acorrentados (2003, Globo)
No quadro Acorrentados, do Caldeirão do Huck, participantes ficavam literalmente acorrentados uns aos outros por sete dias, tentando encontrar o par ideal. A ideia era diferente, mas a química entre o programa e o público não rolou. Rapidamente, as correntes foram quebradas e o quadro foi retirado do ar.