Em 1987, duas jovens, até então desconhecidas, participaram de um concurso para se tornar a quarta Paquita do Xou da Xuxa – e a primeira das "Catuxas". Como já é de conhecimento geral, Ana Paula Guimarães foi a grande vencedora, tornando-se uma das assistentes de palco da Rainha dos Baixinhos mais amadas até hoje. No entanto, pouco se fala sobre a outra candidata: Luciana Vendramini!
Embora Xuxa tenha deixado claro (muitas vezes!) no programa que Luciana não chegou a conquistar o cargo de Paquita, a modelo, após perder o concurso, tomou uma atitude bastante controversa. No mesmo ano, posou para a revista masculina Playboy usando a icônica roupa das assistentes de palco de Meneghel.
Segundo Andréa Veiga, a primeira Paquita da história, a apresentadora não ficou nada feliz com a situação...
Xuxa teria se revoltado com a "Falsa Paquita" estampando a capa da Playboy
Em uma entrevista ao podcast Papagaio Falante, com Sérgio Mallandro, Andréa revelou os bastidores da situação: A Luciana Vendramini fez teste para Paquita, mas ela nunca foi Paquita, não chegou a ser (...) Botou um dia uma fardinha para poder fazer um show com a gente, porque a Marlene [Matos, diretora] fazia os testes; assim ela testava gravando e levando aos shows para ver como a menina lidava com o palco, com o público, com tudo. E a Luciana fez teste, chegou a vestir a roupa, mas nunca foi contratada.
Como Vendramini já era modelo antes de disputar a vaga de Paquita, isso acabou chamando a atenção da revista, que quis criar um marketing em cima da jovem: "Quando ela saiu e não passou no teste, cataram ela e falaram 'Playboy'. E aí como ela tinha passado pelo programa, a botaram [na capa da revista]", lembrou Veiga.
A Xuxa não gostou nem um pouco. Foi uma armação
Luciana disse ter sido convidada por Xuxa para trabalhar como Paquita
Vale destacar que Luciana sempre negou a história de não ter passado na seleção. A atriz e ex-modelo alega ter conhecido Xuxa em um desfile que organizou em sua cidade natal, Jaú (SP).
"Aos 15 anos, eu dava aula de balé para 90 crianças e organizei um desfile pra ela, que ficou impressionada com minha desenvoltura. Eu sempre fui muito precoce, menos pra malandragem. Tanto que eu nem sabia o que era Paquita. Quando uma amiga me disse, faltei ao colégio para assistir ao programa e ver como era", contou ela à UOL.
"Nessa época ela me fez o convite pra trabalhar com ela. Como era o primeiro ano dela na Rede Globo, a maioria do público não conhecia o programa, como eu, no caso. A minha ida ao Rio [de Janeiro] foi pra trabalhar com ela. Em nenhum momento, morando em Jaú, eu tive interesse em ser Paquita, não me candidatei a tal, e nem inscrições para esse cargo existiam. Eu trabalhei naquele programa sim", declarou à revista Glamour.
Em 2014, Tatiana Maranhão, que também foi uma das Paquitas e hoje é assessora de Xuxa. enviou uma nota ao portal R7 rebatendo as palavras da loira: "Fez teste para ser Paquita, mas nunca foi Paquita". Vish! Mas, afinal de contas, Vendramini foi assistente de palco da voz de Lua de Cristal ou não foi, minha gente?
Luciana Vendramini foi ou não foi Paquita?
Em um compilado de vídeos do Xou da Xuxa no final dos anos 80, é possível acompanhar todo o processo de seleção que Luciana participou. Desde o princípio, Xuxa avisa: "Espero que vocês consigam passar, mas só tem uma Catuxinha".
A apresentadora também chegou a alfinetar Vendramini ao vivo: "Até hoje, eu acho que ela ainda pensa que é Paquita. Mas, ela só fez o teste! A Catu mesmo foi a vencedora, a Ana Paula". "Ana Paula é a verdadeira e única Catuxa", dispara ela em outro corte.
Até hoje, o assunto divide opiniões na web. "Ela pode não ter sido escolhida como definitiva, mas atuou como assistente de palco (Paquita) em teste. Não foi coroada, mas para ela, ela viveu isso, mesmo que por pouco tempo", avaliou uma usuária do YouTube. "A Luciana estava lá apenas posando para as câmeras e fazendo caras e bocas, não se preocupou com o trabalho de auxiliar o programa", escreveu outra pessoa.
A última vez que Luciana falou publicamente sobre o assunto foi em 2018, quando havia acabado de entrar na novela Espelho da Vida, da TV Globo.
Na ocasião, ela disse que o termo Paquita não a pertencia mais! "Com tantas coisas novas e interessantes acontecendo na minha vida, as pessoas ainda estão nessa coisa saudosista? Ser vista ou lembrada como Paquita não tem mais nada ver. Talvez o único lado bom desse rótulo é o fato de ainda me sentir jovem. Me sinto bem com 47 anos", refletiu ao UOL.
A polêmica é abordada no documentário inédito sobre as Paquitas, já disponível no Globoplay. Confira Para Sempre Paquitas na plataforma de streaming!