Para quem não se lembra, os sábados da TV Globo eram dominados pelo programa Caldeirão do Huck. Muitos quadros diferentes marcaram a trajetória da atração apresentada por Luciano Huck, mas um em particular gerou bastante repercussão na época: o concurso "Casal Malhação 2008". O objetivo era escolher dois novos talentos para se juntar ao elenco da próxima temporada da novela teen.
Ao longo da disputa, jovens atrizes e atores tiveram que passar por uma série de provas no palco, demonstrando suas habilidades de atuação e carisma. Entre os concorrentes, dois se destacaram: os paulistas Caio Castro e Rael Barja. Na grande final, eles acabaram empatando e vencendo o concurso de Luciano Huck.
A expectativa era de que um menino e uma menina fossem escolhidos, mas Ricardo Waddington, o diretor do programa, decidiu selecionar dois rapazes devido ao excelente desempenho dos candidatos. "Nunca foi dito que o casal faria par romântico", disse ele após a repercussão negativa do público mais conservador.
Rael Barja fez duas novelas e desapareceu da TV
Em dezembro de 2007, os dois galãs estrearam em Malhação Múltipla Escolha. Rael Barja foi escalado para viver o personagem cômico e extrovertido Caju, ajudante do jardineiro Isidoro (Sóstenes Vidal). Já Caio Castro foi na direção oposta: interpretou Bruno, um rapaz tímido e de poucas palavras.
Barja permaneceu na novela por três temporadas. Em 2011, fez parte do elenco da novela Morde & Assopra, dando vida ao personagem Tutu, ajudante de um salão de beleza. Esse foi o seu último trabalho na TV.
Enquanto isso, Caio Castro construiu uma carreira sólida na TV. Sucessos como Ti Ti Ti, Fina Estampa, I Love Paraisópolis, Novo Mundo e Todas as Flores fazem parte da trajetória artística do ator.
Por onde anda Rael Barja?
Após a sua saída da TV, Rael passou a se dedicar a outros tipos de trabalho. Teve passagens pelo cinema, teatro e também descobriu duas atividades depois de ingressar no mundo artístico: fotografar e produzir festas. Atualmente, está no elenco da peça de teatro Shakespeare Apaixonado como Henslowe.
Em uma entrevista ao site Notícias da TV, em 2017, Barja declarou que a profissão de ator sempre será a sua prioridade, apesar de se envolver frequentemente com trabalhos paralelos. "A atuação sempre vem primeiro. Se eu estiver fazendo alguma coisa e aparecer um trabalho legal como ator, eu paro e vou fazer", declarou.
Experiência de quase morte
Rael passou um tempo longe das telas, mas em 2021 fez uma participação no programa Conversa com Bial. Durante o papo, o ex-ator da Globo revelou que passou por uma experiência de quase morte. Portador de uma síndrome rara no coração, ele sofreu três paradas cardiorrespiratórias e foi considerado morto, mas estava consciente durante todo o tempo. Após "voltar à vida", ele descreveu a sensação como se tivesse caído de um prédio.