A notícia da prisão de Deolane Bezerra, no início de setembro, pegou o público de surpresa. A advogada e influenciadora foi alvo de uma investigação policial que deflagrou esquemas de lavagem de dinheiro e jogos ilegais.
Segundo revelado, a participante de A Fazenda 14 abriu, em julho deste ano, uma empresa de apostas chamada Zero Um Bet, com capital de R$ 30 milhões, cujo objetivo era lavar dinheiro proveniente de jogos ilegais.
Após cinco dias encarcerada, Deolane conseguiu, na justiça, o direito de cumprir prisão domiciliar e foi liberada. No entanto, em menos de 24 horas, retornou para trás das grades por descumprir as medidas cautelares.
Na noite desta segunda-feira (23), o Tribunal de Justiça de Pernambuco determinou a soltura dos 17 suspeitos de envolvimento no esquema de exploração de jogos de azar e lavagem de dinheiro, incluindo Deolane e sua mãe, Solange Bezerra. A influenciadora, então, deixou o presídio de Buíque, Pernambuco, na tarde desta terça-feira (24). As investigações continuam.
Com a prisão de Deolane, a lista de ex-peões de A Fazenda que passaram pelo cárcere privado aumentou - agora são 10! Relembre quem são os outros nove participantes:
Dado Dolabella - A Fazenda 1
Vencedor da primeira temporada de A Fazenda, que foi ao ar em 2009, Dado Dolabella foi preso quase dez anos depois, em 2018, acusado de não pagar a pensão alimentícia de um dos seus três filhos. No mesmo ano, o ator também foi condenado a dois meses e 15 dias de prisão em regime aberto por xingamentos que fez à ex-mulher, Viviane Sarahyba, em 2010.
José Lucas Dias Barreto - A Fazenda de Verão
Embora muitas pessoas não se lembrem, a Record exibiu uma edição de A Fazenda somente com participantes anônimos, em 2012. José Lucas integrava o elenco e, onze anos depois, foi encarcerado, acusado de espancar o próprio filho, que tinha apenas 5 anos na época do crime.
Foi ele quem levou a criança ao hospital após os ferimentos, mas negou ser o autor das lesões. Vale lembrar que José foi expulso de A Fazenda por conta de seu comportamento agressivo. Ele chegou até a ameaçar outro participante com um machado!
Roy Rosselló - A Fazenda 7
Em 2014, o ex-integrante do grupo Menudos foi retirado da sétima edição de A Fazenda e levado preso por falta de pagamento de pensão alimentícia a um dos seus filhos. Após pagar o montante devido, ele retornou à disputa durante o programa ao vivo, e só então os peões foram informados sobre o que tinha acontecido com ele.
Oscar Maroni - A Fazenda 7
A sétima edição ainda contava com outro participante com ficha criminal. O empresário Oscar Maroni falou sobre o período de encarceramento dentro do próprio programa. Na época, em 2011, ele havia sido acusado de investir em prostituição e agenciar garotas de programa.
Ele contou que era conhecido pelos outros prisioneiros como “Doutor Bahamas” e que era querido dentro da prisão. “Não sei exatamente por quê. Acho que pelos meus negócios e pela minha idade, mas o pessoal foi legal comigo", declarou.
Rafael Ilha - A Fazenda 10
O ex-cantor do Polegar – grupo criado por Gugu Liberato e presença garantida nos programas do apresentador – já havia sido preso algumas vezes quando entrou na décima edição de A Fazenda, da qual saiu vencedor. Em 1998, foi parar atrás das grades por tentar roubar dinheiro e vale-transporte em São Paulo. Um ano depois, foi detido duas vezes: uma por dirigir sem documento pessoal e do veículo, e outra por dirigir uma moto na contramão.
Em 2000, o cantor foi parar atrás das grades novamente por posse de cocaína e, em 2005, por porte ilegal de arma. Três anos depois, foi detido por sequestro, ao tentar colocar à força uma jovem no porta-malas do carro para interná-la na clínica de reabilitação que havia aberto. Segundo Rafael, ele agiu a pedido do ex-marido da moça.
Outra briga envolvendo a tentativa de internação à força o levou à detenção em 2007. Em 2014, Rafael e sua esposa, Aline Kezh Ferreira, foram condenados por tráfico de armas, ao serem detidos voltando do Paraguai com uma espingarda e cartuchos de munição. Em 2015, o ex-Polegar foi preso em blitz, quando os agentes de segurança constataram que havia um mandado de prisão contra o cantor referente ao sequestro de 2008.
Sander Mecca - A Fazenda 15
A décima quinta edição do reality contou com quatro ex-prisioneiros. Um deles foi o músico Sander Mecca, ex-líder do grupo Twister, que havia enfrentado problemas com drogas. Entre 2003 e 2005, ele ficou encarcerado por tráfico de drogas. Em 2018, voltou a ser detido depois de furtar um celular na Avenida Paulista, no centro da cidade de São Paulo.
Darlan Cunha - A Fazenda 15
O ator, que ficou famoso ao interpretar Laranjinha na série Cidade dos Homens (TV Globo) e participar do filme Meu Tio Matou um Cara, havia sido detido em 2018, por acusações de agressão a uma ex-namorada. Na ocasião, ficou uma semana preso na cadeia de Benfica, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Kamila Simioni - A Fazenda 15
A empresária e youtuber é outra da lista que já passou pelo xadrez mais de uma vez. Em 2012, Kamila foi presa em flagrante por portar um revólver calibre 38. Sete anos mais tarde, seria detida novamente por associação ao tráfico, crime de corrupção ativa e posse de arma. Em 2021, mais uma prisão, dessa vez por acusações de agredir uma antiga funcionária.
André Gonçalves - A Fazenda 15
O último participante da décima quinta edição do programa com ficha criminal foi o ator André Gonçalves, preso três vezes antes de entrar no reality rural da Record. A primeira detenção ocorreu em 2001, causada por comportamento agressivo em um voo. Depois, em 2018, foi preso por desacato à autoridade. Já em 2022, o finalista de A Fazenda 15 foi condenado por falta de pagamento de pensão alimentícia.