Quem pensa em quadrinhos de super-heróis no estilo de Batman e Superman, ou nos filmes que competem com os blockbusters da Marvel como Liga da Justiça, Aquaman e o próximo Adão Negro ao ouvir o nome DC, só alcança a ponta do iceberg do conteúdo desse império da mídia. A equipe criativa de Burbank, nos arredores de LA, tem muito mais e, acima de tudo, algo muito diferente para oferecer – por exemplo, DMZ.
Um dos selos de quadrinhos mais interessantes da empresa foi o selo Vertigo, que foi fechado no início de 2020. Séries como V de Vingança, Doom Patrol, Preacher e Sweet Tooth foram criadas lá, todas adaptadas como filmes ou séries que vale a pena ver. As histórias distópicas e muitas vezes violentas de fantasia, crime e/ou ficção científica que são populares entre os fãs, estão agora sendo continuadas ou relançadas através do recém-fundado DC Black Label.
A série de quadrinhos DMZ do autor Brian Wood e do ilustrador Riccardo Burchielli, que apareceu de 2005 a 2012, foi um dos títulos mais instigantes e, em termos de cenário, mais emocionantes da Vertigo. A história de 72 edições se passa em um futuro não distante, no meio da segunda Guerra Civil Americana.
Qual é o enredo de DMZ?
Após acirrada luta entre os rebeldes e o governo pela cidade de Nova York, toda Manhattan foi declarada zona desmilitarizada (abreviada: DMZ). Apesar disso, 300.000 pessoas ainda vivem nesta terra de ninguém, em grande parte arruinada, onde prevalece apenas a lei do mais forte.
Quando a região foi fechada na época, Alma (Rosario Dawson) quis fugir com seu filho. No entanto, ela o perdeu de vista e vive na incerteza sobre seu paradeiro e saúde desde então. Vivendo agora no bairro vizinho do Brooklyn, ela quer encontrar o menino a todo custo. Mas para fazer isso, ela de alguma forma tem que voltar para a área que agora está cercada por muros altos.
No trailer, o enredo parece um cruzamento entre The Walking Dead e Fuga de Nova York, de John Carpenter. Roberto Patino, um dos produtores e roteiristas de Westworld e Sons Of Anarchy, desenvolveu DMZ para televisão e também escreveu os roteiros dos quatro episódios. Ernest R. Dickerson (Bosch) e Ava DuVernay (Olhos que Condenam) dirigiram os episódios de uma hora.
Rosario Dawson interpreta o papel principal. Os fãs da série a conhecem melhor como Claire Temple de vários títulos do MCU, como Luke Cage, Demolidor, Jessica Jones, Punho de Ferro e Os Defensores. A nova-iorquina provavelmente teve suas aparições mais importantes no cinema na obra-prima de Robert Rodriguez Sin City - A Cidade do Pecado e À Prova de Morte de Quentin Tarantino. Em 2023, ela fará o papel-título da série Disney + Star Wars: Ahsoka.
A série também inclui nomes como Benjamin Bratt (Traffic: Ninguém Sai Limpo), Freddy Miyares de Olhos que Condenam, Hoon Lee (Banshee, See), Mamie Gummer (The Good Wife) e Rutina Wesley de True Blood.
DMZ está disponível na HBO Max.