Kathryn Kates, atriz que estrelou populares séries de TV como Seinfeld e Orange Is the New Black, morreu aos 73 anos. A informação foi divulgada na última terça-feira (25) pela agência que representava a atriz e seu falecimento ocorreu no último sábado (22) em sua casa na Flórida (nos Estados Unidos), em decorrência de um câncer de pulmão que ela estava lutando há algum tempo.
“Kathryn é nossa cliente há muitos anos e nos aproximamos muito dela neste último ano desde que ela soube do retorno do câncer. Ela sempre foi incrivelmente corajosa e sábia e abordou cada papel com a maior paixão. Ela fará muita falta", disse a Headline Talent em comunicado oficial.
Um dia antes de seu falecimento, Kathryn Kates publicou um vídeo emocionante no Instagram, onde lê um poema sobre morte e como lidar com a perda de maneira mais positiva e bonita. Isso era uma participação na campanha Sonnet Corona Project, onde algumas pessoas começaram a publicar poemas para iluminar um pouco os dias conturbados por causa da pandemia. Confira a publicação da atriz:
Relembre a carreira de Kathryn Kates
Kathryn Kates nasceu na cidade de Nova York (nos Estados Unidos) em 1948. Ela teve pequenas participações como atriz nos anos 80, mas recebeu maiores oportunidades em meados dos anos 90, quando apareceu como convidada das séries Matlock, Thunder Alley, The Dinner Party e Seinfeld, onde teve um papel recorrente na popular comédia ao lado dos protagonistas Jerry Seinfeld e Julia Louis-Dreyfus. Além disso, ela ainda teve outros pequenos papéis no cinema.
Nos anos 2000, Kathryn Kates apareceu em séries como Matlock, Caroline in the City, Lizzie McGuire, Judging Amy e Rescue Me, e mais tarde, participaria de algumas séries populares: como a mãe do ex-noivo de Piper Chapman (Jason Biggs) em Orange Is the New Black; como a mãe do detetive David Saperstein (Santino Fontana) em Shades of Blue, com Jennifer Lopez; e Law & Order: Special Victims Unit como a Juíza Marlene Simons.
Mais recentemente, Kates apareceu no curta-metragem do ano passado Welcome to Sarajevo, pelo qual ganhou Melhor Atriz no NYCTV Festival, e interpretou Angie DeCarlo em Os Muitos Santos de Newark, de David Chase, um prequel da série Sopranos. Além do cinema e da TV, a atriz também esteve envolvida no teatro por muitos anos.