Embora A Roda do Tempo e Game of Thrones se passem em universos completamente diferentes – e que a comparação entre as duas séries se baseie apenas na questão do gênero fantástico e na ambientação medieval –, a realidade é que existe uma história em que os mundos criados por George R. R. Martin e Robert Jordan convergem. Sim, uma fanfic escrita pelo próprio Martin em 2010, que reúne Jaime Lannister (interpretado por Nikolaj Coster Waldau na telinha) e Rand al'Thor (Josha Stradowski).
Intitulado "Trial of Seven" (ou "Julgamento dos Sete") e disponível em seu famoso LiveJournal Not A Blog, o texto descreve como seria o duelo final de um torneio entre duas figuras tão icônicas: o Dragão Renascido vs. o Regicida. Na trama, Rand usa sua espada e sua habilidade de canalizar o Poder Único, enquanto Jaime tem uma lança, sua espada e seu cavalo, contando com a ajuda de Tyrion (vivido por Peter Dinklage).
A Roda do Tempo: Estreia, mudanças no elenco e novos personagens; saiba tudo sobre a 2ª temporadaMartin escreveu o conto como parte do Suvudu Cage Match Championship, uma competição fictícia em que personagens conhecidos do público se enfrentam. Quem ganhou? Sem muito spoiler, mas, ao que tudo indica, o resultado teria feito Jordan sorrir.
Vale lembrar que Martin e Jordan nasceram no mesmo ano – 1948 – e dedicaram suas vidas a escrever fantasia, compartilhando o status de autores mais apreciados pelos leitores do gênero. Os dois não só se conheciam, como eram amigos e mantinham um excelente relacionamento.
Quando, em 1996, Martin lançou "A Guerra dos Tronos" – primeiro volume de "As Crônicas de Gelo e Fogo" –, já fazia seis anos que Jordan começara a publicar "A Roda do Tempo" e, inclusive, estava em seu sétimo livro. Ambos os autores coexistiram por um tempo, e suas criações fantásticas se tornaram duas das mais famosas sagas literárias de todos os tempos, aclamadas tanto pela crítica quanto pelos fãs.
House of the Dragon: "Os Targaryen estão em boas mãos", diz autor de Game of Thrones após ver spin-offEm "As Crônicas de Gelo e Fogo", Martin chegou a fazer várias homenagens a Jordan, sendo a maior delas transformá-lo em um personagem: Lorde Trebor (Robert ao contrário) Jordayne. A sede da Casa Jordayne, cujo lema é "Let It Be Written" (ou "Deixe Ser Escrito"), se chama Tor, tal qual a editora que originalmente publicou Jordan.
Entre as adaptações televisivas, existe uma diferença essencial: enquanto a série do Amazon Prime Video tem a vantagem de que a saga de Jordan chegou ao fim em 2013 – assumida por Brandon Sanderson após a morte deste último –, o fenômeno da HBO teve que seguir por conta própria e desenvolver seu próprio final.
Isso porque a obra de Martin permanece inacabada até hoje, com um intervalo de 10 anos desde a publicação do último romance, "A Dança dos Dragões". Embora o escritor tenha mais dois volumes em mente, a verdade é que os fãs ainda não sabem o desfecho oficial.