Carmen Salinas, atriz mexicana de grande sucesso, morreu aos 82 anos nesta quinta-feira (9). A informação foi confirmada pela própria família na conta oficial do Instagram da artista, que passava por complicações de saúde após uma hemorragia cerebral e estava em coma há cerca de um mês. Rosto conhecido de quem gosta de novelas do México, a atriz é muito lembrada por seu trabalho em Maria do Bairro.
"Com profunda dor, comunicamos que a atriz Carmen Salinas faleceu em 9 de dezembro de 2021. Mais a diante, informaremos detalhes sobre os serviços funerários. Agradecemos as mensagens de apoio e homenagens, assim como todo o carinho e oração que ajudaram a nossa amada Carmelita Salinas", informou a publicação.
Salinas teve uma extensa carreira artística com 113 filmes, 26 novelas, programas e séries, além de mais de 40 peças e inúmeras apresentações em teatro de variedades. Apaixonada por sua profissão, Salinas costumava dizer: "Vou descansar quando morrer. O trabalho é sagrado e nunca é preciso dizer não".
Durante seus quase 70 anos de carreira artística, ocupou-se atuando em espetáculos teatrais, novelas, peças e filmes, muitas vezes com dois ou três projetos no mesmo dia. A atriz esteve em projeto como La Vecindad, La Frontera, Sublime Redención e El Chofer, mas ganhou notoriedade internacional por seus papéis em María Mercedes e Maria do Bairro, ambas as novelas estreladas por Thalía.
Sua personagem em Maria do Bairro se chamava Agripina, uma mulher gentil e de origem humilde que tem grande importância na trama. Em determinado momento, a protagonista sofre de depressão pós-parto e, desorientada, entrega seu filho à Agripina, que o cria até que Maria comece a procurá-lo — durante um longo período do enredo.
A última aparição de Carmen Salinas na televisão do México aconteceu em Minha Fortuna é te Amar, novela produzida pela Televisa que começou a ser exibida no dia 8 de novembro.
Carmen Salinas teve situações de desconforto com famosas atrizes mexicanas
Além de trabalhos inegavelmente relevantes, Carmen Salinas também esteve no centro de algumas polêmicas ao longo da carreira — incluindo duas específicas bem conhecidas: Gabriela Spanic e Thalía, intérpretes de Paola Bracho, em A Usurpadora, e Maria do Bairro, respectivamente.
A polêmica com Thalía ocorreu quando, durante entrevista, Carmen Salinas foi questionada sobre a doença de Lyme, infecção transmitida por carrapato, que sua ex-colega de elenco sofria. Foi quando a atriz veterana disse que Thalía deveria lavar seus cachorros para que não tivessem carrapatos. Então um dos repórteres lhe explicou que a protagonista de Marimar foi contaminada, na verdade, por um parasita de um veado e Salinas então perguntou se a Thalía tinha veados em sua casa e mandou que ela dedetizasse seus jardins.
Em resposta às falas de Carmen Salinas, Thalía postou um longo texto em suas redes sociais, em que reprovava o tom e as declarações feitas por Salinas: “Que tristeza infinita me dá saber que ainda existem pessoas que levam em tom de brincadeira e riem de uma doença tão catastrófica como a Lyme”, escreveu na época.
Além disso, em 2013, a atriz Gabriela Spanic foi atacada por Carmen Salinas e chamada de mentirosa. Na época, Salinas tirou da cadeia a ex-assistente da protagonista de A Usurpadora, María Celeste Fernández, que tinha sido detida após ser acusada de envenenar Spanic e sua família com a adição de cloreto de amônio supostamente colocada em sua comida.
Carmen Salinas nunca acreditou na versão contada pela eterna Paola Bracho e pagou os advogados da assistente, que foi liberada após dois anos atrás das grades por "falta de provas". Naquele período, Salinas declarou:
"Essa mulher inventou essa história para aparecer. As únicas provas eram os exames de laboratório e um médico, que comprovou o envenenamento. O tal laboratório não existe e o médico desapareceu depois disso.”