James Michael Tyler, que interpretava Gunther, um dos personagens mais queridos de Friends, revelou em entrevista ao programa The Today Show que está enfrentando uma batalha contra o câncer de próstata desde 2018, quando foi diagnosticado com a doença que já em estado avançado e havia se espalhado para os ossos. Em tratamento quimioterápico desde então, o ator decidiu não participar presencialmente da reunião do elenco de Friends, produzida pelo HBO Max.
“A princípio, eu estaria no palco com eles e poderia participar das festas, estava muito feliz de fazer parte. Foi minha decisão não estar lá presencialmente a aparecer pelo Zoom porque, basicamente, não queria pesar o clima. Não queria que fosse tipo ‘ah, a propósito, Gunther tem câncer”, explicou James Michael Tyler na entrevista.
Conversamos com James Michael Tyler, o Gunther de Friends, em pleno Central Perk!Ao dar mais detalhes sobre a doença, o ator fez questão de alertar sobre a importância de manter os exames de saúde em dia e disse que foi pego de surpresa pela doença em estágio tão avançado. “Eu tinha 56 anos na época e fiz um exame específico,que voltou com valores extraordinariamente altos, sabia que tinha algo muito errado. Imediatamente meu médico me ligou”, disse.
Depois de uma bateria de exames, o diagnóstico foi grave: o câncer na próstata já estava em estágio 4. Inicialmente, o ator explicou que não sentia muitos efeitos sobre a saúde, mas que, com o passar do tempo, a doença passou por mutações e afetou o movimento das pernas. “É um estágio muito avançado. Então, eventualmente, você sabe, provavelmente vai me pegar”, disse.
Tyler contou ainda que o elenco e os produtores de Friends já sabiam sobre a doença e que têm oferecido apoio. O ator contou que ficou feliz por ter feito uma participação leve no episódio especial da reunião e que decidiu falar publicamente sobre a doença na esperança de ajudar a salvar outras vidas.
“Para muitos homens, a doença pode ser tratada facilmente se for diagnosticada no início. Não quero que ninguém passe pelo que estou passando (...) É o único motivo pelo qual estou fazendo este anúncio”, alertou.