A série da Netflix Sombra e Ossos é descrita como uma mistura de Game of Thrones com Onze Homens e um Segredo pelo showrunner Eric Heisserer, indicado ao Oscar por A Chegada e responsável pelo sucesso Bird Box. E, de fato, a produção estrelada por Jessie Mei Li e Ben Barnes tem muito em comum a popular série da HBO, apesar da intérprete de Alina criticar tais comparações. Só que a autora Leigh Bardugo não queria que Sombra e Ossos cometesse o mesmo erro de Game of Thrones — que eventualmente levou àquele criticado final.
Sombra e Ossos é inspirada em duas sagas de livros
Sombra e Ossos é uma série de fantasia inspirada não em uma, mas duas (!) sagas de livros da autora Leigh Bardugo: Shadow and Bone (no original), que segue Alina Starkov em sua transição de "ninguém" para Conjuradora do Sol, e Six of Crows, que é uma trama de assalto protagonizada pelos mercenários Kaz (Freddy Carter), Inej (Amita Suman) e Jesper (Kit Young). As tramas se passam no mesmo universo, mas em épocas diferentes, e possuem personagens completamente distintos.
Por ser fã de Six of Crows, Eric Heisserer queria unir as histórias dos dois livros na série da Netflix, o que seria um desafio.
Sombra e Ossos: Conheça o elenco que tem estrelas de Game of Thrones e Harry PotterCriadora não queria que Sombra e Ossos imitasse enredo de Daenerys
Inicialmente, o showrunner considerou simplesmente adaptar as narrativas do romance Shadow and Bone e o romance Six of Crows em paralelo na série, sem que seus personagens se cruzassem. Afinal, em Game of Thrones, o enredo de Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) nem mesmo começou a se cruzar com o resto da produção até o final da 5ª temporada. Bardugo, no entanto, não concordou.
"Senti com muita convicção que isso não funcionaria", afirmou Bardugo à Variety. "Six of Crows ocorre dois anos após o final da trilogia Sombra e Ossos e tem uma ameaça diferente e um conjunto diferente de antagonistas que não poderiam coexistir pacificamente com o Darkling. Estaríamos simplesmente queimando a largada se fizéssemos isso."
Em vez disso, Heisserer teve que descobrir como integrar Kaz, Inej e Jesper na história de Alina sem alterá-la fundamentalmente e sem violar quem esses personagens se tornaram em Six of Crows.
"Eu finalmente propus 'E se a missão dos Crows fosse sequestrar Alina?'. Houve uma pausa no telefone naquela teleconferência", disse Heisserer. "Eu estive em apresentações de propostas onde uma pausa pode durar tanto que é a pausa de 'Você está demitido'. Então, eu estava um pouco preocupado com isso. Mas então todo mundo falou 'Isso é incrível'".
Sombra e Ossos: Jesper é um Grisha?Assim, a série da Netflix conseguiu unir as duas histórias como uma forma de prelúdio de Six of Crows, sem perder a essência de nenhum dos personagens, mesmo que por vezes tenham sido tantos elementos que a história ficou perdida. Confira a nossa crítica e veja o que esperar da 2ª temporada.
O primeiro ano de Sombra e Ossos está disponível na Netflix.