Susana Vieira é um dos nomes de maior destaque da TV Globo, com 54 anos de carreira na emissora. No entanto, sua trajetória no canal dos Marinhos provavelmente teria sido bem diferente se não fosse por uma briga da atriz com um diretor da Record.
Em 1968, Susana interpretava Maria Tereza, a protagonista de A Última Testemunha, novela escrita por Benedito Ruy Barbosa , dirigida por Walter Avancini e exibida pela Record até fevereiro do ano seguinte. A atriz, entretanto, não chegaria ao final da trama devido a um grave acidente de carro – e às consequências de algo que ela sabiamente recusou...
O acidente e uma gravação inesperada no hospital
Na época da novela, Susana era casada com o diretor Régis Cardoso, que trabalhava na Globo e morava no Rio de Janeiro. Por isso, a atriz estava sempre se dividindo entre São Paulo e a capital fluminense para visitá-lo. Em uma dessas ocasiões, infelizmente, ela acabou capotando o carro e foi arremessada para fora do veículo.
Com achatamento e fratura de duas vértebras, perfuração de pulmão e dois coágulos na cabeça, a atriz foi levada para o hospital – e, apesar da situação, ela só conseguia pensar em uma coisa: "Eu pedia para ligar para o [Walter] Avancini porque tinha gravação no dia seguinte", revelou em sua biografia Susana Vieira: Senhora do Meu Destino.
"Minha última cena tinha sido com o Agnaldo Rayol, que fazia meu par na história. O capítulo terminava comigo chegando na casa dele, mas o telespectador não sabia quem havia tocado a campainha. O Avancini não tinha o próximo capítulo pronto", contou a atriz.
O diretor, entretanto, já tinha seus planos para o futuro da personagem: "No dia seguinte ao acidente, eu já estava internada quando chegou uma câmera da Record. O Avancini queria gravar comigo naquele estado para incluir a cena na novela. Minha personagem havia sofrido um acidente, tipo 'a arte imita a vida'.", revelou Susana.
A artista, claro, se recusou, e acabou sendo cortada da novela. E a pior parte é que ela só descobriu isso enquanto via, ainda internada, um dos capítulos. "Dias depois, quando estava assistindo à novela no hospital, vi a personagem Mina (Helena Ignez) dizer: 'Maria Tereza morreu'. Criaram uma cena em que minha personagem também se acidentava e morria."
Mas, no fim das contas, atriz não demorou a dar a volta por cima: ela ainda seria vista em Algemas de Ouro e Seu Único Pecado antes de deixar a Record em 1970, migrando para a Globo e estrelando Pigmalião 70 e, logo em seguida, A Próxima Atração.
Desde então, como bem sabemos, Susana construiu uma carreira extensa e respeitada na emissora, acumulando clássicos aclamadíssimos como Senhora do Destino, Mulheres Apaixonadas, Por Amor e Anjo Mau.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!