Minha conta
    "Ficou louco, quase matou todo mundo": Há 43 anos, Vera Fischer decepcionou Tom Jobim por uma situação inusitada
    Ana Pilato
    Ana Pilato
    Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

    Atriz relembrou caso que aconteceu durante as filmagens da novela Brilhante.

    Em setembro de 1981, Brilhante chegava às telinhas de todo o Brasil, com uma transmissão que durou até março do ano seguinte e teve 155 capítulos ao todo. Criada por Gilberto Braga e dirigida por Daniel Filho, a novela foi exibida pela TV Globo e protagonizada por Vera Fischer no papel de Luiza, a jovem designer de uma famosa empresa de joias.

    Além de um elenco de peso - que incluiu nomes como Tarcísio Meira, Fernanda Montenegro, Aracy Balabanian, José Wilker e Laura Cardoso -, a obra também teve o privilégio de contar com um tema de abertura composto especialmente por Tom Jobim e inspirado na personagem principal. Só que, no fim das contas, o músico acabou tendo uma baita surpresa que o deixou totalmente revoltado com a novela e todos os envolvidos.

    Aparência de Vera Fischer em Brilhante desapontou Tom Jobim

    TV Globo

    Durante uma participação no programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, Fischer relembrou o ocorrido: "Daniel Filho me chamou e disse: 'Você vai fazer uma moça pobre, então não pode ter esse cabelo loiro'. [...] Cortaram meu cabelo, fizeram um permanente horroroso, e eles não sabiam que o Tom Jobim tinha feito uma música [para a abertura da novela]."

    Em certo ponto, a música descreve justamente os "cabelos como um brilhante" da protagonista Luiza - tomando como referência, claro, os cabelos loiros da intérprete. Logo, quando Vera mudou o visual, o cantor foi pego completamente desprevenido. "O Tom Jobim ficou louco, quase matou todo mundo", brincou a atriz. Felizmente, a canção acabou sendo incluída na novela mesmo assim.

    Quando passou Cabocla? Relembre como era o mundo na época em que a novela da Globo foi ao ar

    Relembre a história de Brilhante

    Em uma viagem a Londres, Luiza encontra Vera (Balabanian), uma amiga de longa data, e Oswaldo (Wilker), seu marido. Só que a reunião inesperada acaba envolvendo a protagonista em uma série de maus bocados - incluindo a trágica morte de Oswaldo, testemunhada pela personagem principal.

    Imagine, então, a surpresa de Luiza quando ela volta para o Brasil e acaba esbarrando com o marido da amiga, vivíssimo e muito bem - só que, agora, com uma nova identidade e atendendo pelo nome de Sidney. Com esse pontapé e, claro, uma boa dose de romance e intrigas que não podem faltar nas novelas, Brilhante ainda fez história ao ser a primeira produção a falar sobre homossexualidade durante a Ditadura Militar no Brasil.

    Brilhante
    Brilhante
    Data de lançamento 1981-06-28 | min
    Séries : Brilhante
    Com Vera Fischer, Tarcísio Meira, Fernanda Montenegro

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top