É certo que programas e séries de make-over não têm a melhor reputação entre os cinéfilos. Mas a seguinte série tem tanta dedicação e coração que com certeza vai colocar um sorriso no seu rosto – e assim tornar o mundo um pouco melhor.
Estamos falando de Queer Eye, formato que começou na Netflix em 2018 e é baseado no programa norte-americano Queer Eye For The Straight Guy do início dos anos 2000. Em cada episódio, a produção apresenta um dos muitos heróis do cotidiano que são visitados pelos chamados Fab Five, um grupo de cinco especialistas, e são apoiados por eles em diversas áreas de suas vidas durante uma semana. Não se trata apenas de reformar seu penteado, roupas e espaço de convivência, mas também de lidar com rotinas estabelecidas e conflitos sociais e profissionais subjacentes ou com traumas familiares.
Queer Eye: 10 personagens da TV que poderiam usar a ajuda do Fab 5Queer Eye mostra encontros que mudam vidas
Os Fab Five são formados pelo especialista em moda Tan France, pelo gênio do design de interiores Bobby Berk, pelo cabeleireiro e maquiador Jonathan Van Ness, pelo guru de cultura e estilo de vida Kamaro Brown e pelo especialista em nutrição Antoni Porowski. Cada um dos cinco não só traz a sua própria experiência para o formato, mas também as suas próprias histórias pessoais, nas quais os candidatos surpreendentemente encontram elementos de ligação - mesmo que à primeira vista muitas vezes pareça que estes cinco têm elementos queer, cosmopolitas e as pessoas metropolitanas não têm absolutamente nada em comum com as vidas de seus heróis cotidianos bem diferentes. Já que muitas vezes se sentem em casa nas zonas rurais dos EUA e estão tão presos às suas opiniões como aos padrões que se instalaram ao longo de décadas.
No entanto, quando Bobby fala sobre seu passado nas ruas depois de ser rejeitado por sua família cristã no Missouri ou Kamaro conta sobre suas experiências de discriminação como um homem negro queer em um subúrbio do Texas, sempre há pontos de conexão que dão aos Fab Five seu aparente glamour em torná-los pessoas acessíveis aos candidatos.
Os encontros são muito importantes aqui - e por isso os heróis do cotidiano não só se beneficiam das novas perspectivas que os Fab Five lhes abrem como pessoas, mas também de os reunir com amigos perdidos, familiares, entes queridos do passado ou contatos completamente novos, o que leva a uma parte sólida do formato.
Mesmo que nenhum resultado profundo da terapia possa ser esperado em um episódio, ainda é surpreendente o quanto algumas conversas direcionadas podem tirar os candidatos de seus padrões arraigados - ou o que uma olhada no espelho pode fazer com um novo penteado ou uma roupa adequada pode trazer alegria e autoconfiança. Um sentimento de afirmação da vida que também é transmitido ao assistir e nos lembra de sempre tratar a nós mesmos e aos outros com respeito e amor.
Queer Eye e Queer Eye Brasil, versão brasileira do reality, estão disponíveis na Netflix.
*Tradução de site parceiro do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!