Morreu o ator mexicano Alfonso Iturralde, nesta terça-feira, dia 25 de julho, aos 73 anos de idade. O anúncio foi feito pela Andi (Associação Nacional de Intérpretes do México), mas a causa da morte ainda não foi divulgada. O artista ficou conhecido por diversas novelas mexicanas - entre elas, Marimar e Rebelde.
Na trama juvenil que revelou o RBD para o mundo, Iturralde interpretou Heitor Paz, o pai ausente e abusivo de Vick (Angelique Boyer). Amiga de Mia (Anahí), a jovem tinha um relacionamento péssimo com o parente, por isso tinha receio em passar as férias e folgas ao lado de sua família paterna.
Só que Alfonso deve ser mais reconhecido por sua participação maior em Marimar. Nela, interpretou Renato Santibáñez, pai de Sergio (Eduardo Capettillo) e um dos vilões que aprontavam contra a ingênua protagonista vivida por Thalía. Ambas as novelas foram hits no Brasil.
Além dessas obras, o artista apareceu em A Feia Mais Bela, 3 Vezes Ana, As Tontas Não Vão Ao Céu e Dos Hogares - onde trabalhou novamente com Anahí. Sua última novela foi La Desalmada, exibida em 2021 no México.
O futuro dos Rebeldes
Recentemente, a versão mexicana de Rebelde ganhou uma continuação na Netflix, de mesmo nome, que acompanha uma nova geração de estudantes do Elite Way School - dentre eles, a brasileira Giovanna Grigio. Inclusive, alguns personagens da novela original apareceram na nova trama, porém a obra acabou sendo cancelada pela plataforma após duas temporadas.
Mas os fãs nostálgicos ficaram contentes em saber que a banda RBD, originada em Rebelde, vai fazer uma grande turnê mundial - com retorno de cinco dos seis integrantes (Alfonso Herrera decidiu focar na atuação). No Brasil, serão realizadas oito apresentações em novembro, mas os ingressos já estão esgotados.