Um dos autores de quadrinhos mais reconhecidos da história, Alan Moore não costuma poupar opiniões sobre as adaptações de suas obras. No passado, ele já disse o que pensa, por exemplo, sobre os filmes de V de Vingança e A Liga Extraordinária – agora, seu mais recente alvo foi a série da HBO Watchmen e o escritor contou que recebeu uma mensagem do próprio showrunner da produção, Damon Lindelof, pedindo perdão e conselhos ao mesmo tempo.
Ao que tudo indica, a conversa não correu tão bem assim e Alan Moore nem sabia muito sobre a série na época. “[Recebi] uma carta honesta do showrunner da adaptação para TV de Watchmen, que eu não sabia que existia na época. Mas acho que a carta começou com 'caro Sr. Moore, sou um dos filhos da p*ta destruindo Watchmen’ Não foi o melhor início”’, contou o escritor em entrevista à GQ.
![Damon Lindelof, showrunner de Watchmen (HBO)](https://br.web.img3.acsta.net/img/4a/47/4a47d7080cdefe22a9099c7172151446.jpg)
De acordo com Alan Moore, a carta tinha um conteúdo neurótico. “[A carta] passou por muitas, o que me pareceram ser, divagações neuróticas. [Do tipo] ‘você pode pelo menos nos dizer como se pronuncia “Ozymandias?'. Retornei com uma resposta muito abrupta e provavelmente hostil, dizendo que pensei que a Warner estava ciente de que nem ele, nem qualquer um de seus funcionários, deveriam entrar em contato comigo novamente por nenhum motivo”, disse.
“Não me incomode de novo”
Não parou por aí. Moore deixou claro ao showrunner da série que não gostou de ver Watchmen adaptado para as telas (mais uma vez). “Expliquei que havia repudiado o trabalho em questão, e em parte porque a indústria cinematográfica e a indústria de quadrinhos pareciam ter criado coisas que nada tinham a ver com meu trabalho, mas que seriam associadas a ele na mente do público. Eu disse: 'Olha, isso me envergonha. Eu não quero nada com você ou com sua série. Por favor, não me incomode de novo”, disse.
![](https://br.web.img3.acsta.net/img/9a/20/9a208d75a18c329c50607c17d7129452.jpg)
Por fim, Alan Moore também afirmou que não iria assistir à série. “Eu seria a última pessoa a querer assistir a qualquer adaptação do meu trabalho. Pelo que ouvi, seria extremamente punitivo. Seria torturante”, pontuou.
Nem a enxurrada de prêmios que a série de Watchmen levou – foram 11 troféus no Emmy – fez o autor original mudar de ideia. “Quando vi os prêmios da indústria da TV e que Watchmen havia vencido, pensei 'meu Deus, como grande parte do público pode acreditar que Watchmen era isso?'”, questionou.
![Watchmen](https://br.web.img2.acsta.net/c_310_420/pictures/19/09/23/09/34/5683739.jpg)