Tim Burton criou um universo tão particular (e peculiar) que é fácil reconhecer suas obras. Aclamado por filmes como Edward Mãos de Tesoura (1990), O Estranho Mundo de Jack (1993) e A Noiva Cadáver (2005), o diretor americano começou sua carreira nos anos 70, como a maioria dos jovens que tentam se inserir no mercado audiovisual: produzindo curtas-metragens. Hoje, mais de 50 anos depois, Burton deu seus primeiros passos no universo das séries com Wandinha, que já está disponível na Netflix.
Em oito episódios, a trama traz Jenna Ortega como a filha mais velha de A Família Addams, papel eternizado por Christina Ricci nos longas de 1991 e 1993. Dessa vez, Wandinha é uma adolescente de 16 anos que ingressa na Academia Nunca Mais, um local de ensino para jovens “fora do padrão” e “excluídos”. Lá ela se vê envolvida em uma onda de assassinatos sobrenaturais, descobrindo que eles podem estar ligados ao passado de seus pais, Gomez (Luis Guzmán) e Morticia (Catherine Zeta-Jones).
Mas por que Burton optou pela figura de Wandinha para embarcar no ramo dos seriados? De passagem pelo Festival Lumière 2022 – que aconteceu no mês de outubro, em Lyon, e que teve o cineasta como homenageado –, Burton justificou sua escolha dizendo ter muito em comum com a primogênita dos Addams. “Na verdade, Wandinha sou eu. Eu me sentia como ela quando era adolescente, mesmo sendo menino, claro.”
Para a revista Variety, ele insistiu: “Ela tem o mesmo humor sarcástico e astuto que eu tenho, e também vejo a vida em preto e branco.” Embora Wandinha conviva com muitos “párias” no colégio, ela consegue se destacar graças a sua completa falta de sensibilidade, sua língua de chicote e sua inteligência muito acima da média.
“É uma intrusa entre intrusos, e era exatamente assim que me sentia quando era jovem, na escola ou com meus pais. Este projeto realmente dialoga com a minha experiência”, avaliou Burton.
Wandinha: Qual é a verdadeira idade dos atores da série? Veja como são os alunos de Nevermore na vida realDesde criança, o diretor é um grande fã da série original de A Família Addams, lançada em 1964. “Cresci assistindo e também adoro os desenhos de Charles Addams. Eles me inspiraram muito”, acrescentou Burton.
Wandinha pode até marcar a estreia de Burton na telinha, mas isso não significa que ele vai virar as costas para o cinema. Durante sua masterclass organizada em Lyon, na França, ele explicou que queria dedicar seu tempo para preparar um novo filme pessoal.
Em todo caso, a 1ª temporada de Wandinha continua bombando no catálogo da Netflix.