Erros, falhas de roteiro e erros de continuidade muitas das vezes acabam surgindo nos filmes como resultado de um descuido de parte da equipe, mas no caso das filmagens do aclamado longa-metragem, Matrix (1999), uma curiosidade interessante mostra que nem sempre é esse o caso.
Para quem nunca percebeu, o icônico filme estrelado por Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss e Laurence Fishburne contem um erro em uma de suas cenas que é difícil de captar de início, mas que as irmãs Lana e Lilly Wachowski estavam cientes o tempo todo. Confira atentamente a imagem abaixo:
Se olharmos de perto, é fácil perceber que, no reflexo da maçaneta, não apenas Neo e Morpheus são refletidos, mas com eles também aparece o reflexo da própria câmera que está rodando o take, coberta por um sobretudo preto.
Durante as gravações, a equipe de filmagem chegou a um dilema onde não conseguiu encontrar uma maneira de esconder totalmente o objeto, apostando em outras decisões criativas para ao menos camuflá-lo de maneira que passasse despercebido pelos espectadores.
Alguns fãs ainda têm a teoria que o erro foi colocado de maneira proposital pela direção, quase como um easter egg, levando em consideração o fato de o longa ter um orçamento gigantesco, podendo ter usado CGI para resolver o problema.
Para quem quiser conferir pessoalmente, o momento em questão se dá no minuto 1:10:30 do longa, na cena em que os nossos protagonistas estão indo visitar o Oráculo pela primeira vez.
Matrix: Entenda por que a franquia é acusada de plágio por ídolo dos quadrinhos