Uma das maiores bilheterias da história, Titanic é um daqueles filmes verdadeiramente icônicos que praticamente todo mundo já viu. Dirigido pelo aclamado James Cameron e estrelado por Kate Winslet e Leonardo DiCaprio, foi um verdadeiro sucesso no ano de seu lançamento, 1997, e se tornou o primeiro filme da história que conseguiu ultrapassar um bilhão de dólares.
Entre os recordes do Titanic, há também o fato de ser o longa-metragem que permaneceu em primeiro lugar nas bilheterias por mais tempo, já que o manteve por 15 semanas, na mesma época, foi o filme de maior bilheteria de todos os tempos por mais de uma década, até que, em 2009, foi superado por Avatar — obra do mesmo diretor.
Titanic foi bem recebido pela crítica e pelo público e se tornou uma verdadeira obsessão para muitos. As chaves para seu sucesso foram várias e, embora Leonardo DiCaprio tenha despertado paixões e a história de amor de Jack e Rose tenha sido considerada como uma das mais belas já vistas no cinema, a principal virtude do filme é que foi uma experiência cinematográfica como poucas já vistas.
No entanto, mesmo que alguém tenha assistido várias vezes, ainda é possível que tenha perdido alguns detalhes ocultos. Alguns deles, inclusive, que o tornam um pouco mais triste. A imagem que apresentamos abaixo mostra um deles, que é quase imperceptível se você não for, praticamente, um especialista na mitologia que envolve o transatlântico mais famoso da história.
A cena pertence aos momentos finais do Titanic, quando a versão idosa de Rose termina de contar sua história e joga o icônico colar conhecido como "Coração do Oceano" no mar e se deita para adormecer lentamente enquanto as memórias de sua vida a cercam. O filme nunca confirma sua morte e, de fato, discute-se se suas memórias fazem parte de um sonho ou se a protagonista morre e, em outra vida, reencontra seu grande amor.
Seja como for, suas memórias a levam de volta ao salão do Titanic, onde ela encontra outros passageiros que a esperam e a cumprimentam com um sorriso. Acima dela, na frente de um relógio, seu amor, Jack, estende a mão.
Mas você notou a hora que o relógio mostra? O momento em que Rose e Jack se encontram novamente acontece às 2h20 da manhã. Essa hora não foi escolhida ao acaso: é a hora exata em que o Titanic afundou completamente no mar, menos de três horas depois de colidir com o iceberg.
Como explica James Cameron, o diretor do filme, a história e a precisão em cada um dos detalhes foram parte essencial da produção e é isso que permite que o Titanic seja uma homenagem histórica: "Acho que percebi que isso é uma parte da história que eu conheço e entendo e estou constantemente aprendendo. Nunca podemos realmente entender o que aconteceu perfeitamente, em qualquer evento histórico."