A indústria cinematográfica é formada por uma série de curiosidades, confusões e, sim, histórias bem inusitadas. Quem nunca errou, não é mesmo? Basta lembrar que antes de abrir um dos estúdios mais poderosos de Hollywood, a Marvel precisou "vender seus personagens" para não falir.
No passado da Paramount há também um momento sombrio, que fez os responsáveis pela empresa temerem pela reputação da mesma após a estreia de um filme controverso.
O Enigma do Horizonte, lançado em agosto de 1997, chegou aos cinemas com críticas mistas e uma bilheteria modesta. Hoje disponível no Prime Video, o filme é considerado um clássico do terror espacial. Mas nem sempre foi assim.
Em entrevista ao Indiewire, o cineasta Paul W.S. Anderson revelou que sua intenção foi reunir elementos de O Iluminado com Alien - O Oitavo Passageiro.
"Eu não queria que fosse mais uma cópia de baixa qualidade de 'Alien'. Eu senti que a maneira de contornar isso era torná-lo um filme gótico e baseá-lo em uma das maiores peças de arquitetura gótica do mundo, a Catedral de Notre Dame, em Paris. Então, digitalizamos a catedral em um computador, a desmontamos e depois construímos todos os blocos de construção do navio 'Event Horizon'."
Para a Variety, o cineasta confessou que os executivos da Paramount ficaram chocados com o que assistiram.
“Acho que a Paramount ficou chocada. Tinha todo esse horror grotesco e todas essas imagens perturbadoras. Eu não acho que ninguém no estúdio teria realmente visto isso antes porque estava filmando na Inglaterra. Geralmente, as pessoas no estúdio assistem ao que a unidade principal filma, mas todo o material de terror foi feito na segunda unidade, dirigida por mim nos finais de semana”, explicou o diretor. “Acho que ninguém no estúdio viu a filmagem da segunda unidade, então eles não viram todo o empalamento e todas as outras pessoas arrancando seus olhos e intestinos.”
Um dos executivos, inclusive, achou que o filme poderia manchar a marca Star Trek. “Alguém me disse: 'Nós somos o estúdio que faz Star Trek!' Eles não ficaram apenas horrorizados com meu filme; Eles sentiram que estava manchando 'Star Trek' de alguma forma, porque também estava no espaço e fazendo todas essas coisas terríveis."
Qual é a história de O Enigma do Horizonte?
Em 2047, uma missão de resgate é mandada para encontrar a "Event Horizon", uma nave que desapareceu misteriosamente sete anos atrás, quando explorava os limites do sistema solar. Mas ao encontrá-la os astronautas que integram a missão de resgate vão gradativamente tomando consciência do terrível mistério que os cerca.