O universo de Harry Potter abarca uma galeria de personagens extraordinários saídos da imaginação de J.K. Rowling. Embora alguns deles – como o bruxinho interpretado por Daniel Radcliffe ou Dolores Umbridge, a subsecretária de Estado do Ministro da Magia vivida por Imelda Staunton – tenham sido inspirados à maneira britânica por conhecidos, nenhum existiu na vida real. Exceto um!
Esta famosa figura foi mencionada no primeiro filme da saga mágica, Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001), e depois apareceu em Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (2018), encarnado por Brontis Jodorowsky. Você encontrou?
Trata-se do francês Nicolau Flamel (ou Nicolas), criador da Pedra Filosofal, que tem a particularidade de transformar o metal em ouro, mas também de produzir um elixir da vida que torna imortal quem o bebe. Em Os Crimes de Grindelwald, o amigo de Alvo Dumbledore (Jude Law), então com 600 anos, recebe Newt Scamander (Eddie Redmayne), Tina Goldstein (Katherine Waterston), Jacob Kowalski (Dan Fogler) e Yusuf Kama (William Nadylam) em sua casa parisiense.
Flamel, que dá nome ao 13º capítulo do primeiro livro, não é, portanto, um personagem fictício. Ele foi, na verdade, um burguês rico que morou na Paris do século 14 e que trabalhava como escriba público, copista e livreiro juramentado. Flamel também teria se transformado no alquimista por trás da famosa Pedra Filosofal, item cobiçado por Voldemort enquanto habitava o corpo do professor Quirrell (Ian Hart).
Uma rua no 4º arrondissement de Paris hoje leva o nome de Nicolau Flamel. Quanto à sua residência, está localizada na rue de Montmorency, 51, e hoje abriga um restaurante, o Auberge Nicolas Flamel, creditado com uma estrela no Guia Michelin.
Harry Potter: Você lembra quem matou todos estes personagens nos filmes? (Quiz)Harry Potter e a Pedra Filosofal pode ser visto no catálogo da HBO Max, assim como os demais longas da franquia e a reunião do elenco lançada em 1º de janeiro.