Em 1955, o britânico J.R.R. Tolkien, autor da trilogia "O Senhor dos Anéis", foi procurado por um certo Terence Tiller, poeta e produtor de rádio que queria adaptar o primeiro volume para a BBC Radio. Surpreso com a proposta – já que "A Sociedade do Anel" tem mais de 450 páginas –, Tolkien questionou a viabilidade do projeto em uma carta ao produtor, datada de 1956: "Aqui está um livro inadequado para uma portagem dramática ou semi-dramática. Se uma [adaptação] for tentada, deve ter espaço, muito espaço."
O processo de adaptação de fato começa, com episódios bastante curtos e apenas com o som para descrever tudo. Tolkien não gosta nem um pouco da representação puramente oral de sua obra: "Pessoalmente, acho que requer mais uma forma de arte antiga como 'mime', em vez de algo mais dramático, o que resulta em muita ênfase no diálogo (e elimina a maior parte da decoração). Acho que o seu trabalho vai ser muito difícil".
J.R.R. Tolkien detestava filmes da Disney, revela carta publicada em livro: "Alguns me davam náuseas"Porém, uma vez lançado o projeto, o escritor se tornou consultor também na adaptação de "As Duas Torres" e "O Retorno do Rei", respondendo perguntas de Tiller sobre os sotaques, o traje e a atitude dos Nazgûl, por exemplo.
E não para por aí: em maio de 2022, Stuart Lee, arquivista em Oxford e especialista em "O Senhor dos Anéis", encontrou os roteiros para a tal adaptação radiofônica e descobriu que foram redigidos pelo próprio Tolkien!
Esses roteiros são uma verdadeira relíquia na história da Terra Média, porque a versão original não foi preservada nos arquivos da BBC. Dado o sucesso mundial da saga literária hoje, isso pode parecer inconcebível, mas é preciso lembrar que, na época, os livros tinham acabado de ser lançados (1954-1955). Os roteiros encontrados por Stuart Lee são, portanto, nosso único vestígio dessa adaptação, narrada por Derek Hart.
Apesar de seu envolvimento na empreitada, Tolkien nunca digeriu muito bem o produto final: 12 episódios de 30 a 45 minutos. Entre os erros cometidos por Tiller (em particular tornando o Velho Salgueiro um "aliado de Mordor") e um resultado que ele classificou como "idiota" em uma de suas cartas, Tolkien recusa várias propostas de adaptação posteriores, especialmente em desenhos animados.
O Senhor dos Anéis: Ian McKellen confessa que inspiração para voz de Gandalf estava mais perto do que imaginavaOutra versão de rádio mais conhecida apareceu em 1981, oito anos após a morte de Tolkien. Ao contrário do programa de 1955, o mais recente foi guardado e ainda pode ser ouvido em 13 episódios de uma hora. Detalhe: Frodo é interpretado por Ian Holm, que deu vida a Bilbo na trilogia de Peter Jackson!
Os roteiros que saíram do punho de Tolkien agora são visíveis no livro "The Great Tales Never End: Essays in Memory of Christopher Tolkien". Infelizmente, ainda não há tradução em português.