Em junho comemora-se o Mês do Orgulho LGBTQIAP+ em todo o planeta. O período ganha esse marco em referência à Rebelião de Stonewall, que aconteceu no fim da década de 1960. Na ocasião, a comunidade queer se manifestou contra a polícia de Nova York após a invasão de um bar localizado no bairro de Greenwich Village.
Um dos poucos estabelecimentos que recebia pessoas abertamente queer na época, o Stonewall Inn foi alvo de constantes batidas policiais. Na manhã de 28 de junho de 1969, clientes reagiram após a incitação dos guardas, o que resultou em uma rebelião que desencadeou um importante movimento pelos direitos civis LGBTQIAP+. Marsha P. Johson, que tem um documentário na Netflix dirigido por David France, teve papel fundamental nessa luta.
A luta e o mês representam uma constante batalha por direitos. Por representantes da comunidade queer do passado, muitos direitos foram conquistados ao longo dos últimos anos, como a criminalização da LGBTQIfobia, o fim da criminalização da homossexualidade, o reconhecimento social de identidade de gênero, o casamento civil igualitário, entre outros.
O audiovisual também se adequa às mudanças que a sociedade apresenta. Do sugestivo Festim Diabólico, no qual a homossexualidade dos protagonistas é apenas subliminar, aos intensos Um Estranho no Lago e o Azul é a Cor Mais Quente, uma série de fatores influenciaram a liberdade e, enfim, a possibilidade da retratação da diversidade nas telas.
Parte das celebrações deste mês, o AdoroCinema organizou uma lista de filmes e séries que saíram do forno há pouco tempo, nos últimos meses. Apesar do foco não estar na plataforma, a maioria das produções pode ser encontrada nos principais serviços de streaming da atualidade.
Stand Out - Uma Celebração LGBTQIA+ | Netflix
O especial combina apresentações originais, entrevistas comoventes e divertidas, materiais de arquivo e gravações de bastidores para explorar temas importantes como a comédia como ativismo, diversidade no stand-up, nova cultura queer e popularização do alternativo. O revolucionário filme considera a importância do stand-up LGBTQ como instrumento de progresso social ao longo das últimas cinco décadas, mudando o mundo uma piada de cada vez. O elenco conta com Bob the Drag Queen, Billy Porter, Sarah Paulson, Sandra Bernhard, entre outros.
Azul Cobalto | Netflix
Um irmão e uma irmã acabam se apaixonando pelo mesmo homem, o inquilino da sua casa. O amor proibido entre eles vai abalar a estrutura familiar.
Laços de Afeto | Netflix
Um adolescente, filho de dois pais gays, decide fazer um documentário sobre a família como algo divertido, mas o que começa como um passatempo vira um drama real que acontece na família.
Heartstopper | Netflix
Baseada nos quadrinhos publicados na internet e que, posteriormente, se tornaram uma série de livros pela autora Alice Oseman, Heartstopper nos apresenta o romance vivido pelos jovens Charlie Spring e Nick Nelson. Charlie (Joe Locke) é um aluno muito dedicado, mas que tem sofrido bullying na escola de forma constante desde que se assumiu gay, o que resultou em uma personalidade bastante acanhada e insegura nos últimos tempos. Já Nick (Kit Connor), é super popular e querido por ser um excelente jogador de rugby.
9 séries parecidas com Heartstopper para quem amou o romance teen da NetflixQuando os dois começam a sentar próximos todas as manhãs, eles desenvolvem uma amizade intensa e imprevisível, se aproximando mais a cada dia. Charlie logo percebe o que está sentindo por Nick, apesar de entender que se apaixonar por um amigo, ainda mais hétero, pode acabar sendo uma grande furada. No entanto, Nick também está em dúvida sobre como se sente a respeito de Charlie. Quem sabe talvez os dois garotos estejam prestes a descobrir que o amor pode funcionar de maneiras incríveis e surpreendentes.
Guardiões da Mansão do Terror | Netflix
Guardiões da Mansão de Terror acompanha os amigos Barney e Norma enquanto eles trabalham em um parque de diversões temático durante o verão. Os dois pegam o turno da noite e são responsáveis por organizar o local enquanto está vazio. O que eles não esperavam é que aquele lugar tão divertido é, na verdade, um portal interdimensional para o inferno. De repente, várias criaturas sobrenaturais aparecem para assombrar a Terra e os dois amigos precisam juntar forças para impedí-los. Para isso, recebem a ajuda do cãozinho falante, Pugsley.
Primeira Morte | Netflix
Baseada em uma história curta da autora Victoria “V. E.” Schwab, best-seller do New York Times, Primeira Morte apresenta uma clássica história de amor proibido cheia de reviravoltas. Juliette (Sarah Catherine Hook) é uma vampira adolescente e está na idade certa para fazer sua primeira vítima. Para que seja considerada parte da família de vampiros, ela planeja matar Calliope (Imani Lewis), uma garota nova na cidade. No entanto, ela se surpreende quando descobre que Calliope é uma caçadora de vampiros, fazendo parte de uma tradicional família de caçadores. Calliope, por sua vez, também precisará colocar suas habilidades à prova muito em breve. Assim que se conhecem, surge uma química inegável entre Calliope e Juliette. Quando a notícia se espalha, o romance não é bem recebido por nenhum dos lados e um plano começa a tomar forma. Logo, as meninas descobrem que aniquilar uma a outra não será uma tarefa fácil.
Orgulho & Sedução | Star+
Inspirado no famoso romance, Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, Orgulho e Sedução é uma releitura moderna e cômica. Ambientado em um destino de férias gay em Long Island, Nova York, dois melhores amigos decidem embarcar em uma lendária aventura de verão com a ajuda de um vinho rosé barato e seu eclético grupo de amigos.
Love, Victor - 3ª temporada | Star+
Nesta última temporada, Victor (Michael Cimino) inicia uma jornada de autodescoberta, decidindo não só com quem quer estar, mas quem quer ser. Com planos para quando terminarem o ensino médio, ele e seus amigos enfrentam novos problemas que devem resolver para tomar as melhores decisões para seu futuro.
Meu Namorado Fake | Prime Video
Em Meu Namorado Fake, Andrew (Keiynan Lonsdale) tem um grande problema: ele não consegue ficar longe do namorado tóxico que acabou de terminar com ele. Seus amigos intrometidos (Dylan Sprouse e Sarah Hyland) decidem ajudá-lo criando “Cristiano”, um namorado falso perfeito nas redes sociais. Enquanto Cristiano vai viralizando na internet e se torna uma sensação mundial, Andrew conhece seu cara dos sonhos da vida real, Rafi, um charmoso dono de restaurante. Agora, Andrew deve encontrar uma maneira de acabar com a falsa aventura, fugir de seu ex ciumento e conquistar o coração de Rafi nesta divertida e hilária comédia sobre as loucuras de amor.
Great Freedom | MUBI
Na Alemanha do pós-guerra, a libertação pelos Aliados não significa liberdade para todos. Hans foi considerado culpado por sua homossexualidade, avaliada como motivo de prisão, de acordo com o parágrafo 175. Ao longo de décadas, ele é espionado e repetidamente preso como consequência.
À medida que Hans volta à prisão várias vezes, ele desenvolve um vínculo improvável com seu companheiro de cela Viktor, um assassino condenado. O que começa como repulsa floresce com o tempo para algo muito mais terno.
Legendary - 3ª temporada | HBO Max
Neste reality show de dança, conhecemos mais do mundo do ballroom e do estilo vogue. Os participantes, em geral pessoas LGBTQIA+, competem em grupos - chamados “casas” - nos desafios temáticos propostos a cada baile.
Gentleman Jack - 2ª temporada | HBO Max
Gentleman Jack acompanha a história real e a intimidade de Anne Lister (Suranne Jones), uma mulher considerada revolucionária para a West Yorkshire de 1832. Ela, que tinha facilidade para trabalhar com negócios e pensava sobre o casamento homoafetivo, sempre se opunha às expectativas da sociedade do século 19.
12 personagens LGBTQIAP+ da Marvel que queremos ver nas telasDepois de sofrer uma decepção amorosa, Anne se muda do sul da Inglaterra para West Yorkshire com a intenção de restaurar a propriedade que herdou do tio. Durante as reformas, ela descobre que o terreno possui uma mina de carvão que está sendo roubada. Rapidamente, Anne usa de sua inteligência e confiança para resolver a situação. No meio desse problema, ela conhece Ann Walker (Sophia Rundle) que acaba se tornando seu interesse amoroso.
Crush | Star+ | Estreia em 17 de junho
O romance LGBTQIA+ acompanha uma jovem estudante e aspirante a artista, Paige (Rowan Blanchard), que sai de sua zona de conforto ao perceber que entrar para o time de atletismo é sua última chance para aproximar-se da garota que sempre foi apaixonada. Mas ao fazer isso, acabará despertando sentimentos por outra colega de time.