A aguardada sequência de Doutor Estranho, que levará o herói da Marvel rumo ao Multiverso da Loucura, está mais próxima do que nunca. Com a iminente estreia da continuação, o AdoroCinema relembra a trajetória do Mago Supremo nos cinemas.
O herói interpretado por Benedict Cumberbatch foi apresentado em 2016 em seu filme solo. Anteriormente, de forma curiosa, o personagem foi citado em Homem-Aranha 2, longa dirigido por Sam Raimi, cineasta responsável por Doutor Estranho 2.
O que acontece em Doutor Estranho?
Na trama original, Stephen Strange leva uma vida bem sucedida como neurocirurgião. Sua vida muda completamente quando sofre um acidente de carro e fica com as mãos debilitadas.
Devido a falhas da medicina tradicional, ele parte para um lugar inesperado em busca de cura e esperança, um misterioso enclave chamado Kamar-Taj, localizado em Katmandu. Lá descobre que o local não é apenas um centro medicinal, mas também a linha de frente contra forças malignas místicas que desejam destruir nossa realidade. Ele passa a treinar e adquire poderes mágicos, mas precisa decidir se vai voltar para sua vida comum ou defender o mundo.
Strange começa a estudar artes místicas com Anciã (Tilda Swinton) e Barão Mordo (Chiwetel Ejiofor), além de se basear em antigos livros disponíveis no Kamar-Taj. Ao lado de Wong (Benedict Wong), Mordo ainda explica que a Terra é protegida de outras dimensões por um feitiço formado a partir de três blocos chamados Sanctum's, em Nova York, Londres e Hong Kong.
Mesmo com avisos sobre as consequências de mexer com as leis da natureza, Stephen encontra textos secretos e tenta aprender a manipular o tempo com o Olho de Agamotto.
Enquanto isso, Kaecilius (Mads Mikkelsen), feiticeiro renegado, busca sua vingança contra a Anciã e trabalha para liberar Dormammu – um ser místico pertencente à Dimensão Negra. Assumindo seu posto como Mago Supremo da Terra, o herói "barganha" com o vilão e o obriga a cumprir um acordo e, assim, consegue salvar a humanidade.
Ragnarok, Guerra Infinita e Ultimato
Na sequência, o herói fez uma breve participação em Thor: Ragnarok, com uma espécie de mentoria ao Deus do Trovão. Já em Vingadores: Guerra Infinita, o personagem tem um papel importante na defesa da Joia do Tempo contra Thanos – vilão que tem a missão de exterminar metade da população viva de toda a galáxia.
O herói usa seus poderes místicos em conjunto com os Vingadores para impedir que o titã alcance seu objetivo. No final, Doutor Estranho entrega a Joia do Tempo ao Thanos e explica aos Vingadores que viu 14.000.605 situações em que Thanos venceria, exceto em uma única situação.
Em Vingadores: Ultimato, Doutor Estranho participa de um dos momentos mais emblemáticos da história do MCU ao demonstrar para Tony Stark (Robert Downey Jr.) que só há uma maneira de derrotar o vilão Thanos de uma vez por todas, fazendo alusão ao sacrifício do Homem de Ferro para salvar o universo.
A abertura do multiverso
Na história cinematográfica mais recente do MCU, o personagem aparece também em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, em que tenta ajudar Peter Parker (Tom Holland) e abre, sem querer, o multiverso.
Segundo as palavras do próprio ator, além dos indícios deixados nos materiais de divulgação, a história mostrará a responsabilidade do herói por suas ações indevidas no filme do Amigão da Vizinhança. Com pistas deixadas em WandaVision, What If e Loki, os mistérios que envolvem o primeiro filme do MCU em 2022 estão próximos de serem desvendados: o projeto chega aos cinemas em 5 de maio.