Em 2020, 365 Dias estreou na Netflix cercado de polêmicas, mas fez tanto sucesso que retornou ao streaming agora para dar sequência ao romance ardente entre Laura (Anna-Maria Sieklucka) e Massimo (Michele Morrone). E embora essa história toda pareça muito surreal, pode acreditar: existe uma inspiração na vida real por trás dos personagens, incluindo Nacho (Simone Susinna), novo antagonista que chega para mudar tudo no casamento dos protagonistas.
Quem contou foi a própria autora dos livros que deram origem à franquia da Netflix, Blanka Lipinska, que também é roteirista dos filmes. Em entrevista ao Hugo Gloss, a escritora revelou que o novo mafioso de 365 Dias: Hoje é inspirado em uma pessoa que ela conheceu na vida real, assim como o protagonista Massimo - inclusive, ela descreveu seu muso inspirador como “fofo”.
“Algumas coisas precisei consertar para os personagens ficarem melhores, mas creio que 90% das características os representem. O Massimo verdadeiro existe e o Nacho verdadeiro é um fofo, como no livro”, explicou. Além disso, Laura Biel também tem características em comum com Blanka, mas a escritora polonesa já deixou claro que nunca vai revelar exatamente quais.
365 Dias é uma história real?
Para quem se pergunta se a trama de 365 Dias é inspirada em acontecimentos reais, a resposta é que, apesar dos personagens nem tão ficcionais, a trama não aconteceu de verdade - embora a autora tenha dado uma resposta enigmática sobre o assunto. “Cerca de 85% da história é real, mas nunca vou dizer quais partes são reais (...) Tem muito da minha vida real na ficção, mas vou mantê-la privada”, emendou.
Como termina a história de 365 Dias?
ATENÇÃO: A partir daqui, você vai encontrar spoilers dos livros de 365 Dias
Embora a Netflix ainda não tenha confirmado a produção do 3º filme de 365 Dias, o triângulo amoroso de Massimo, Laura e Nacho já teve fim nas páginas - e é surpreendente. No 3ª livro da série, intitulado “Kolejne 365 Dni” (“Próximos 365 Dias”, em tradução livre), uma reviravolta acontece e o casal principal não ganha seu ‘felizes para sempre’. Ao contrário: os últimos momentos de Laura e Massimo são trágicos.
Além de passar por um aborto traumático e enfrentar problemas graves de alcoolismo, a protagonista sofre de um problema no coração que faz com que ela precise de um transplante - e Nacho é quem a salva. Revoltado, Massimo mata o cachorro de Laura e envia o cadáver em uma caixa para ela, além de sequestrar a mocinha mais uma vez.
Por sorte, a protagonista dá um jeito de escapar e consegue fugir com Nacho: no fim, os dois se casam e têm um filho juntos.