A emocionante cena final de Vingadores: Ultimato esconde uma inusitada participação. Quando toda a esperança parece perdida e Thanos se prepara para lançar suas tropas para atacar a Terra, todos os heróis que foram suprimidos pelo Titã, de repente, retornam à vida e se juntam ao Capitão América na batalha final.
Ao lado do super-soldado está, portanto, todo o Universo Cinematográfico Marvel que se coloca em posição de combate contra o grande vilão. Homem-Aranha, Homem de Ferro, Thor, Capitão Marvel, Hulk ou Feiticeira Escarlate. Nenhum herói está faltando, e as fileiras dos Vingadores são reforçadas pelos exércitos de Wakanda, Asgaard e Ravagers.
Difícil notar porque a multidão é enorme, mas um personagem muito particular da Marvel, que os fãs mais fiéis e crianças dos anos 80 certamente conhecem, também faz uma pontinha nesta sequência final. Armado com uma grande metralhadora, vestido de terno, Howard, o Pato, está lá.
Herói que protagonizou seu próprio longa-metragem produzido por George Lucas em 1986, esse "patinho feio" da equipe da Marvel teve um destino no mínimo desagradável quando emergiu de seu ovo. Evitado pelo público e detonado pela crítica, Howard, o Pato viu sua produção fracassar. Uma nova geração de heróis, contando as desventuras de uma ave aquática extraterrestre enviada acidentalmente para a Terra, mal conseguiu pagar um terço de seu orçamento. Mas, como uma fênix, ressurgiu anos depois como um clássico cult com um grupo fiel de seguidores.
Um amargo fracasso que, segundo a lenda, levou Lucas a manter a cópia do filme em um cofre para evitar a exploração do vídeo, e até o obrigou a vender seu departamento de animação para um certo Steve Jobs, envolvendo indiretamente a criação da Pixar Studios. Porém, mesmo depois do fracasso inicial, mais de 30 anos depois de ficar preso na água, temos o retorno de Howard à telona, entre seus companheiros super-heróicos da Marvel.
Vingadores: Ultimato quase matou todos os heróis originais da Marvel; entendaNo entanto, Vingadores: Ultimato não marca sua primeira aparição no Universo Cinematográfico da Marvel. Aliás, como você deve saber, se está acostumado a ficar até o final dos créditos, o Pato já apareceu no final de Guardiões da Galáxia, na companhia do Colecionador, depois em Guardiões da Galáxia 2, em um bar, no planeta Contraxia.