Seis anos após chegarem aos cinemas pela primeira vez, as criaturas mágicas do universo de Harry Potter estão de volta em Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore com uma troca de elenco importante. Cercado de polêmicas após acusações de agressões contra a ex-esposa, Johnny Depp perdeu o papel do principal vilão da franquia e foi substituído por Mads Mikkelsen na nova produção. Mas apesar de ter perdido o trabalho, o ator de Piratas do Caribe não perdeu o salário e recebeu um cachê milionário mesmo sem ter aparecido no filme.
Animais Fantásticos 3 rendeu a Johnny Depp um cachê de 16 milhões de dólares, quase R$ 75 milhões, e a explicação para isso está no próprio contrato. Segundo informações da Variety, o ator teve direito ao salário porque sua demissão foi uma quebra de contrato por parte do estúdio, uma vez que não havia cláusula de moralidade no acordo - isto é, as polêmicas envolvendo ele e Amber Heard não poderiam ser uma “justificativa” legal para romper o contrato com o ator.
Em 2017, após o anúncio da escalação de Johnny Depp para o papel do bruxo Grindelwald, J.K. Rowling, autora da obra literária original, defendeu a escolha pelo ator. “Estamos genuinamente felizes de tê-lo em um papel grande nos filmes (...) Aceito que algumas pessoas não ficarão satisfeitas com nossa escolha, mas, no universo da ficção e fora dele, temos que fazer o que acreditamos ser a coisa certa”, declarou na época.
Johnny Depp chegou a fazer uma pequena participação em Animais Fantásticos e Onde Habitam, em 2016, e foi o principal antagonista de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, lançado dois anos depois. “Quero anunciar que a Warner Bros. pediu para que eu renunciasse ao papel de Grindelwald em Animais Fantásticos e, respeitosamente, eu aceitei o pedido”, escreveu o ator no Instagram em 2020.
Substituição de Johnny Depp em Animais Fantásticos
As primeiras notícias da entrada de Mads Mikkelsen para o elenco de Animais Fantásticos surgiram em 2020 e, na época, o ator de Hannibal contou que o processo foi delicado. “Obviamente havia uma situação que precisava ser resolvida da noite para o dia. Eles estavam em pânico”, disse o novo Grindelwald em entrevista à revista GQ.
Mas a troca deu certo e a nova versão do vilão foi bem vista pelos fãs e pela crítica, ainda que o filme, propriamente dito, tenha tido uma recepção mista.“Copiá-lo [Johnny Depp] será um suicício criativo. Tivemos que recriá-lo por conta própria”, analisou Mikkelsen na época.