Medida Provisória já pode ser assistido em salas de cinema de todo o país. A estreia de Lázaro Ramos na direção cinematográfica é marcada por uma história intensa, que reflete o Brasil de hoje a partir de uma distopia. Na trama, o governo brasileiro decreta uma medida que obriga os cidadãos negros a voltarem à África como forma de reparar os tempos de escravidão – a partir desse conflito e do romance vivido pelos personagens de Taís Araujo e Alfred Enoch, o longa debate questões sociais e mistura humor, drama e thriller.
Em entrevista exclusiva ao AdoroCinema, Lázaro, que acumula múltiplas atuações no cinema, no teatro e na televisão, explica como o projeto abre um debate sobre a sociedade bélica que vivemos a partir do poder transformador da educação.
Em determinada cena, Antonio (Enoch) e André (Seu Jorge) se deparam com um dilema envolvendo uma arma de fogo, no qual um deles toma uma decisão definitiva para o rumo da narrativa. Sobre a questão, Lázaro afirma que a discussão sobre o tema foi inserida no longa para apresentar diferentes ângulos do complexo assunto."Os debates todos sobre armas no filme são justamente para trazer outros pontos de vista e perspectivas para uma sociedade bélica como a que a gente vive", explica.
Medida Provisória: Distopia ou filme de época? Lázaro Ramos reforça tom político do longa (Entrevista Exclusiva)Durante a entrevista, o cineasta evoca outro momento do filme que tem conexões com a cena citada: durante uma delicada transição, que se passa no Afrobunker, o personagem de Emicida troca a arma de rapaz por um livro. “É talvez um pensamento utópico, mas dentro de um filme distópico, qual é o remédio para a distopia? A utopia, pensar além! Não sei nem se é possível na sociedade de hoje, que a gente vive, essa discussão se concluir aí, mas é uma meta, é um lugar a se chegar. Eu Lázaro, por exemplo, acho que o saber, o conhecimento, um livro, a educação, a informação são poderosíssimos. Em alguns casos é a coisa que te salva. Na verdade, na maioria dos casos”, declara o diretor. “Eu sou um exemplo de uma pessoa que foi salva pela educação e pela informação. É isso. Simples assim. Onde é que está a salvação? A minha salvação esteve na educação.”
Medida Provisória: Conheça o primeiro filme dirigido por Lázaro RamosO cineasta acrescenta: “O filme faz isso em vários momentos, é embasado em uma pesquisa muito legal que a Aline Maia Nascimento, antropóloga e pesquisadora fez para alimentar o filme. Em algum momento me deu uma certa angústia porque várias janelas são abertas e não dá para concluir tudo, mas eu entendi que se o filme fosse poderoso emocionalmente e envolvesse as pessoas, ele continuaria após a sala de cinema.”
No livro "Medida Provisória: Diário do Diretor", Lázaro relata que conheceu Aline por intermédio de Taís. A socióloga preparou um dossiê com mais de 100 páginas, que foi utilizado de inúmeras formas: do formato de direção até a construção do roteiro e dos conceitos que englobam a película.
Medida Provisória já está disponível nas telonas. Além dos artistas citados, o grande elenco de 77 atores ainda reúne Adriana Esteves, Renata Sorrah, Mariana Xavier e Flávio Bauraqui.