A trama de Quanto Mais Vida, Melhor! apresentou um dos recursos mais divertidos da linguagem narrativa em sua atual fase da novela: a troca de corpos. Presente no folhetim desde o final de março, o fato sobrenatural chega em um momento em que a Morte dá mais uma chance aos protagonistas de aprenderem com seus erros, dessa vez através de um exercício literal de empatia.
Em uma delicada e lúdica cena, a personagem interpretada por A Maia mistura os destinos de Flávia (Valentina Herszage), Guilherme (Mateus Solano), Neném (Vladimir Brichta) e Paula (Giovanna Antonelli). Pensando na temática, o AdoroCinema preparou uma lista com filmes e séries que utilizam a troca de corpos em suas histórias.
Freaky - No Corpo de um Assassino
Quando um punhal místico faz com que Millie (Kathryn Newton) e um serial killer (Vince Vaughn) troquem de corpo, a jovem descobre que possui apenas 24 horas para ter seu corpo de volta antes que a troca se torne permanente e ela fique presa na forma de um maníaco de meia-idade para sempre. O grande problema é que, agora, ela parece uma psicopata imponente que é alvo de uma caçada humana por toda a cidade, enquanto o psicopata se parece com ela e planeja libertar seu apetite por carnificina.
Divertido, mas sem deixar os elementos do slasher de lado, o longa apresenta uma revigorante narrativa pontuada por humor, gore e sátira ao gênero.
Se Eu Fosse Você
Parte de uma franquia de dois filmes e uma série de TV, Se Eu Fosse Você acompanha Cláudio (Tony Ramos), um publicitário bem sucedido, dono de sua própria agência, e Helena (Glória Pires), uma professora de música que cuida de um coral infantil. Acostumados com a rotina do dia-a-dia e do casamento de tantos anos, eles volta e meia têm uma discussão. Um dia eles têm uma briga maior do que o normal, que faz com que algo inexplicável aconteça: eles trocam de corpos. Apavorados, Cláudio e Helena tentam aparentar normalidade até que consigam reverter a situação. Porém, para tanto, eles terão que assumir por completo a vida do outro.
Virei um Gato
No longa, Tom Brand (Kevin Spacey) é um poderoso e arrogante empresário, que está obcecado com a ideia de construir o maior arranha-céu da América do Norte. O problema é que seu atual empreendimento, em construção em Nova York, sofre a concorrência de um prédio sediado em Chicago, que pode receber uma antena no teto apenas para superar a disputa. Paralelamente, Tom precisa comprar um presente para sua filha, Rebeca (Malina Weissman), já que o aniversário dela se aproxima. A garota há anos lhe pede um gato, mas Tom se recusa a comprá-lo porque odeia o animal.
Sem encontrar outra alternativa, ele acaba indo na estranha loja de Felix Perkins (Christopher Walkins), um encantador de gatos que lhe vende o Sr. Bola de Pêlos. Entretanto, uma disputa dentro de sua própria empresa faz com que Tom sofra um acidente e, repentinamente, tenha sua consciência transferida para o gato recém-comprado.
Todo Dia
As regras da troca de corpos sempre seguem a mitologia proposta pela própria narrativa. Eventos místicos, artefatos sagrados ou apenas uma vontade repentina do universo. Em Todo Dia, a história já começa com ares sobrenaturais. A tem o incrível poder de acordar todos os dias em um corpo diferente, independente de gênero, cor ou idade. Sua rotina de constante adaptação, no entanto, ganha ares tristes quando acorda no corpo de Justin (Justice Smith) e acaba se apaixonando perdidamente pela namorada dele, Rhiannon (Angourie Rice).
O Multiverso de Sexta-feira Muito Louca
O livro Freaky Friday ganhou diversas adaptações desde que foi lançado, em 1972 por Harper & Row. A primeira versão cinematográfica foi lançada em 1976. No Brasil, o longa pode ser encontrado por dois títulos: Se Eu Fosse a Minha Mãe e Um Dia Muito Louco. Na trama, uma jovem colegial (Jodie Foster) e sua mãe (Barbara Harris) consideram a vida da outra extremamente fácil. Em uma sexta-feira ambas desejam ter, ao mesmo tempo, levar a vida que a outra leva. Como em um passe de mágica, suas personalidades são trocadas de corpos e cada uma tem de passar pelo "fácil" cotidiano da outra.
Em 1995, Tal Mãe, Tal Filha chegou à TV norte-americana com uma narrativa semelhante, com direção de Melanie Mayron. Dessa vez, a trama gira em torno de Ellen (Shelley Long) e Annabelle (Gaby Hoffmann), mãe e a filha respectivamente.
Talvez uma das adaptações mais famosas da obra literária, Sexta-Feira Muito Louca é um clássico do cinema infanto-juvenil. Lançado em 2003, o longa acompanha Tess (Jamie Lee Curtis) e Anna (Lindsay Lohan), mãe e filha que vivem às turras. Decididas a acabar com as brigas, elas repentinamente trocam de corpos. Agora cada uma precisa aprender a lidar com a vida da outra, com as confusões crescendo ainda mais pelo fato de Tess estar de casamento marcado.
Com o mesmo nome da versão anterior, a última adaptação do livro foi lançada em 2018.
Your Name
Fofo, curioso e arrebatador, Your Name traz uma enigmática e emocionante jornada. Mitsuha Miyamizu (Mone Kamishiraishi) é uma jovem que mora no interior do Japão e que deseja deixar sua pequena cidade para trás para tentar a sorte em Tóquio. Enquanto isso, Taki Tachibana (Ryûnosuke Kamiki), um jovem que trabalha em um restaurante italiano em Tóquio, deseja largar o seu emprego para tentar se tornar um arquiteto. Os dois não se conhecem, mas estão direta e misteriosamente conectados pelas imagens de seus sonhos.
Switched
Em Switched, o mundo perfeito de Ayumi vai para os ares quando a invejosa colega Zenko rouba seu corpo, seu namorado e sua vida. Baseado em mangá homônimo, o drama teen japonês é estrelado por Daiki Shigeoka, Tomohiro Kamiyama e Kaya Kiyohara.
Garota Veneno
Jessica (Rachel McAdams) é uma garota extremamente popular, bonita e também cruel, que se acha superior a todas as pessoas com as quais convive. Sua vida muda drasticamente quando, repentinamente, acorda no corpo de Clive (Rob Schneider), um frentista que tem em torno de 30 anos e é considerado por todos como sendo um grande perdedor. Desesperada para retornar à antiga forma, agora ocupada por Clive, ambos passam por estranhas situações no novo visual que agora possuem.
Eu Queria Ter a Sua Vida
Dave (Jason Bateman) é casado com Jamie (Leslie Mann), com quem tem três filhos. Cuidar das crianças está inserido em suas atividades rotineiras, que inclui ainda dedicação intensa para a conclusão de uma fusão na empresa onde trabalha, o que pode levá-lo a ser um dos sócios. Mitch (Ryan Reynolds) é solteiro e trabalha como ator, aproveitando o tempo livre para farrear. Os dois se conhecem de longa data e, após saírem juntos, começam a elogiar a vida do outro. Ao se aliviarem na fonte de um parque, os dois dizem que gostariam de ter a vida do outro e a mágica acontece. Agora a mente de Dave está no corpo de Mitch e vice-versa. A situação permite que eles conheçam o outro lado da moeda, ao mesmo tempo em que precisam encontrar uma forma para que as vidas de ambos não desandem de vez.
Kokoro Connect
Mais um anime para a lista: Kokoro Connect. Disponível na Crunchyroll, a história gira em torno de cinco membros do Clube de Pesquisa Cultural: Yaegashi Taichi, Nagase Iori, Inaba Himeko, Kiriyama Yui e Aoki Yoshifumi. Um dia, os estudantes se deparam com um fenômeno bizarro. Aoki e Yui trocam de personalidades do nada. O mesmo começa a ocorrer com outros membros do clube, tornando suas vidas um caos. Em primeira instância, eles veem pontos positivos em toda essa confusão, mas isso também vem a expor feridas profundas em seus corações. Com suas vidas em ruínas, a vida desses cinco estudantes começa a mudar de rumo.