Em meados de 2007, o diretor Paco Plaza, especialista em filmes de terror, lançou um longa-metragem que muitos consideram até hoje a sua obra prima: [REC]. Com uma ambientação sufocante e uma trama que reinventa o gênero de zumbis, o cineasta espanhol entregou uma produção em formato found footage (as famigeradas câmeras amadoras ou mockumentary) que procurava fugir dos clichês do gênero, fazendo os apaixonados pelo horror passarem a olhar para o seu trabalho com outros olhos.
Bem recebida pelos críticos da época, a obra alcançou incríveis 89% de aprovação no Rotten Tomatoes — site referência em crítica de cinema —, uma façanha bastante especial para um filme de terror, visto que o gênero, por vezes, é enxergado com maus olhos por especialistas de cinema. Com algumas premiações na bagagem, [REC] acabou ascendendo ao patamar de outras aclamadas produções, marcando o seu nome na história do cinema aterrorizante e aumentando, com justiça, a relevância do nome Paco Plaza no meio cinematográfico.
Filmes de terror mais aguardados de 2022QUAL É A HISTÓRIA DE REC?
Na trama, Ángela Vidal (Manuela Velasco) é uma jornalista que, juntamente de seu operador de câmera Pablo (Pablo Rosso), vai fazer uma reportagem em um quartel do Corpo de Bombeiros, na intenção de mostrar o cotidiano dos profissionais combatentes do fogo. Contudo, o que aparentemente seria uma saída noturna rotineira de resgate, logo se transforma em um grande pesadelo, quando presos em um edifício, a equipe de filmagem e os bombeiros precisam enfrentar um mal desconhecido que tomou conta do local.
A grande sacada de REC está em usar a câmera amadora para criar um ambiente ainda mais claustrofóbico do que o edifício de corredores estreitos em que a obra está ambientada. Além disso, como já citado, o longa quebra com alguns clichês provenientes de boa parte dos filmes de zumbis, podendo interessar até àqueles que não gostam dos mesmos.
Também vale lembrar que a produção tem um remake americano — da série refilmagens desnecessárias — chamado Quarentena, não tão bom quanto o original.
O DIRETOR É ESPECIALIZADO EM FILMES DE TERROR
Para quem não conhece o cineasta, Plaza é fanático por filmes de terror, tendo em seu currículo outras produções do mesmo gênero. Além de REC, o diretor também esteve à frente das continuações [REC] 2 - Possuídos e [REC]³ Gênesis (estes não tão bons quanto o primeiro), além de ser responsável pelo horror disponível na Netflix, Verônica, e o mais recente La Abuela, lançado em 2021.
No ano passado, durante o Festival de Cinema Fantástico de Sitges, uma importante premiação espanhola especializada em filmes de terror, o diretor saiu como uma das grandes sensações do evento, com a exibição do já citado La Abuela.
7 filmes de terror arrepiantes na Netflix que você pode ter deixado passar batido