Quase quatro meses se passaram desde que Encanto chegou aos cinemas, mas a animação criada por Jared Bush e Byron Howard (os mesmos de Zootopia) continua sendo um dos maiores fenômenos recentes da Disney, com muita representatividade e música latina. A prova disso está em bolos gigantes, TikToks virais e histórias emocionantes de fãs que, pela primeira vez, se viram refletidos nas telas.
A história acompanha a extraordinária família Madrigal, que vive isolada em uma região montanhosa da Colômbia. Seus integrantes dividem a mesma casa – um local que ganhou vida própria graças a uma misteriosa vela entregue à Abuela Alma (dublada por María Cecilia Botero) no passado. Hoje, cada um deles tem um dom mágico para chamar de seu, exceto a protagonista Mirabel (Stephanie Beatriz).
Ela não se conforma com o fato e anseia profundamente por algo mais. Uma das novas princesas latinas do estúdio, Mirabel vai descobrir seu verdadeiro papel quando sua casa e sua família se veem ameaçadas. Para se provar uma Madrigal, ela resolve salvar Encanto e sua magia milenar – mas ela não sabe muito bem como fazer isso.
Encanto 2 vai acontecer? Lin-Manuel Miranda explica como animação da Disney pode ganhar sequênciaO longa-metragem desencadeou todo tipo de teorias que buscam investigar o comportamento da vela, fonte principal dos poderes que tanto caracterizam os personagens. Para esclarecer as dúvidas, Bush conversou com a Vanity Fair e revelou por que a chama falha quando Mirabel perde todas as chances de receber uma habilidade mágica.
"Uma das coisas que realmente gostamos é a ideia de que a vela não pisca até depois desse ponto, e uma das razões pelas quais gostamos é que sempre pensamos que havia uma conexão entre o amor incondicional e a magia da Abuela", explicou o codiretor.
É justamente a forte ligação entre a Abuela e a magia que flui pela vela que é afetada pelo momento inesperado. Isso mostra que as emoções e pensamentos da matriarca dos Madrigal sempre tiveram um efeito direto na magia. Quando a porta de Mirabel começou a desaparecer, pode ter havido algo no amor incondicional da Abuela que vacilou – e, como resultado, a vela vacilou também.
Encanto: Animação da Disney quase teve cena pós-créditos e você já pode conferir esse momento hilário"Então, descobrir esse momento e entender essas regras, mesmo sem transmiti-las ao público, era algo que precisávamos saber enquanto estávamos criando a história", completou Bush.
A declaração do codiretor confirma que, como havia sido insinuado no decorrer da animação, os sentimentos da Abuela fluem pela vela, sendo a chama o último elo dessa corrente mágica. Logo, a culpa não é do vento ou de qualquer outro evento sobrenatural. O menor movimento da chama está ligado à avó de Maribel – e isso foi pensado desde os primeiros estágios de desenvolvimento da trama.
Disponível no catálogo do Disney+, Encanto concorre ao Oscar 2022 de Melhor Animação, Melhor Trilha Sonora (composta por Lin-Manuel Miranda) e Melhor Canção ("Dos Oruguitas", de Sebastián Yatra). A cerimônia vai acontecer no dia 27 de março.