Um dos lançamentos mais aguardados de 2022, Batman chegou aos cinemas não só com elogios à performance de Robert Pattinson no papel principal, mas também com grande destaque para Zoë Kravitz. A nova Mulher-Gato, que pode até aparecer em mais produções futuramente, foi um grande acerto do diretor Matt Reeves, mas nem todo mundo sabe que ela já foi rejeitada no universo do Homem-Morcego antes.
Em entrevista ao The Guardian, a atriz de Big Little Lies revelou que, em 2012, tentou entrar para o elenco de O Cavaleiro das Trevas, trilogia assinada por Christopher Nolan. O problema é que Zoë foi rejeitada antes mesmo de ter a oportunidade de realizar os testes e a justificativa foi de que ela “urbana” demais para o papel - que não foi divulgado.
O termo “urbano”, apesar de parecer nebuloso, está relacionado, de forma pejorativa, à cor da pele e Zoë mencionou os obstáculos sofridos por atrizes negras. “Ser uma mulher negra, ser uma atriz e ouvir, naquela época, que eu não poderia fazer os testes por causa da cor da minha pele… A palavra ‘urbano’ sendo jogada por aí dessa forma foi realmente difícil naquele momento”, disse ao site.
A atriz, que já interpretou a Mulher-Gato em desenho animado, não direcionou a crítica diretamente ao diretor do filme ou ao estúdio. “Eu não sei se isso veio direto do Chris Nolan. Acho que provavelmente, veio de algum diretor de elenco ou assistente”, completou. Há alguns anos, Zoë também já havia falado sobre o assunto com o The Guardian, comentando sobre a pouquíssima presença de mulheres negras em papéis protagonistas.
“Eu pergunto aos produtores por que não há pessoas negras em seus filmes, por que as histórias acontecem com pessoas brancas e todo o resto é só apoio. O que eu descubro é que muita gente não vê isso como um problema porque não é a história deles, a não que sejam negras ou de outra minoria”, disse na época. Além disso, Zoë ressaltou os estereótipos racistas atribuídos a pessoas negras na indústria cinematográfica.
“Há certos trabalhos em que eu sei o que estão me pedindo. Querem que eu fale como uma pessoa ignorante. Mas se meu personagem não tem educação [no sentido de instrução], você tem que me dizer o porquê. Não pode ser só porque sou negra”, pontuou ao The Guardian.
Nova Mulher-Gato em Batman
Robert Pattinson e Zoë Kravitz impressionaram o público com uma química intensa em Batman e a nova versão de Selina Kyle ganhou uma história mais densa no longa assinado por Matt Reeves. Em entrevista ao ComicBookMovie, o diretor comentou sobre a possibilidade de a personagem ganhar uma série própria, assim como o Pinguim já tem um spin-off confirmado pela HBO.
Além disso, não é improvável que voltemos a vê-la ao lado de Bruce Wayne: ainda não há confirmações sobre uma possível continuação de Batman, mas Matt Reeves deixou clara a intenção de construir um novo “Batverso” para seu protagonista.