A lista de indicados ao Oscar 2022 colocou Ataque dos Cães entre as principais apostas para os grandes prêmios da cerimônia, incluindo um recorde que pode ser quebrado pela diretora do filme, Jane Campion. Ao mesmo tempo, o longa foi alvo de críticas ferozes vindas do ator Sam Elliott (Nasce Uma Estrela), que xingou o filme da Netflix de “pedaço de m**rda”. Agora, o protagonista Benedict Cumberbatch falou sobre o assunto e defendeu a produção.
“Estou tentando muito não dizer nada sobre uma reação muito estranha que aconteceu outro dia. Alguém realmente se ofendeu muito com a forma como o velho-oeste foi retratado. Eu não ouvi, então seria injusto comentar detalhadamente”, disse o ator em entrevista ao canal de YouTube do BAFTA, premiação do cinema britânico. “Há uma intolerância massiva no mundo em relação à homossexualidade e a aceitação das diferenças nos outros”, continuou Cumberbatch.
A fala do ator diz respeito a discurso de Sam Elliot sobre Ataque dos Cães fazer “referências à homossexualidade. “Esses malditos cowboys estão todos correndo de calças e sem camisas e há todas essas alusões à homossexualidade ao longo do filme”, disse ao podcast WTF. Elliot continuou ainda criticando o trabalho de Jane Campion no filme.
“Ela é uma diretora brilhante e amo seus trabalhos anteriores, mas o que diabos essa mulher lá de baixo, da Nova Zelândia, sabe sobre o oeste americano? E por que diabos ela gravou esse filme na Nova Zelândia e chamou isso de Montana [estado dos EUA]? Isso me incomodou”, disse. Ao BAFTA, Cumberbatch ressaltou a importância do filme como reflexão sobre o tema.
“Pessoas como essa [seu personagem, Phil] ainda existem em nosso mundo. Seja à nossa porta ou alguém que encontramos em um bar, em um campo esportivo. Há uma agressão, raiva, frustração e inaptidão para controlar esses impulsos nesses momentos, o que causa danos a essas pessoas e a quem está em volta”, analisou o ator que, em breve, retorna para a continuação de Doutor Estranho, na Marvel.
"Quanto mais olhamos para essa masculinidade tóxica e tentamos chegar às suas causas, maiores as chances de lidar com ela quando criarmos nossas crianças", concluiu Cumberbatch.
Ataque dos Cães no Oscar
Disponível no catálogo da Netflix, Ataque dos Cães está concorrendo a 12 categorias no Oscar, seguido por Duna, que concorre a dez. Todos os principais atores do filme estão indicados em suas respectivas categorias e a edição coloca a cineasta Jane Campion na história do cinema ao se tornar a primeira mulher a concorrer duas vezes ao prêmio de Melhor Direção.