Robert Pattinson é um dos grandes nomes do momento. O astro de Hollywood acaba de dar vida a um dos heróis mais importantes da DC Comics, o Batman, no filme noir dirigido por Matt Reeves.
Quando anunciado como protagonista da nova produção da Warner Bros., o ator foi alvo de críticas precipitadas sobre a recente encarnação do personagem nas telonas. Como pôde ser visto por muitos ao longo dos últimos dias, Pattinson abre precedentes para ser um dos melhores intérpretes do herói dos últimos tempos.
Quando estreia Batman 2? Produtor revela janela de lançamento da sequência com Robert PattinsonEngana-se quem acredita que o artista deu um salto direto de Crepúsculo e Harry Potter para chegar ao papel do Homem-Morcego pela película lançada neste início de março. Até encontrar-se trajado como o “Maior Detetive do Mundo” dos quadrinhos, o ator passou por variados e plurais projetos. Romances, dramas e fantasias assustadoras fazem parte do currículo daquele que é erroneamente lembrado apenas por um personagem que não é visto há quase dez anos.
Abaixo, conheça produções em que o ator brilhou nos últimos anos, após participar da franquia Crepúsculo.
Água para Elefantes | 2011
Antes de encerrar sua participação na franquia Crepúsculo, Robert esteve no drama Água para Elefantes. Mesmo com algumas críticas quanto à falta de química entre os protagonistas, há charme neste romance histórico que integra o catálogo do Star+.
Batman: Robert Pattinson defende Crepúsculo e Zoë Kravitz confessa que nunca assistiuNa trama, Jacob Jankowski (Hal Holbrook) já passou dos 90 anos e não consegue esquecer seus momentos da juventude nos anos 30, período difícil da economia americana, que o levou a trabalhar num circo. Foi lá, enquanto era jovem (Robert Pattinson) e um ex-estudante de Veterinária, que ele conheceu a brutalidade dos homens com seus pares e também com os animais, mas encontrou a mulher por quem se apaixonou. Marlena (Reese Witherspoon) era a Encantadora dos Cavalos, a principal atração e esposa do dono do circo: August (Christoph Waltz) um homem carismático, mas extremamente perigoso quando suas duas paixões estavam em jogo.
Cosmópolis | 2012
Também lançado antes de Amanhecer - Parte II, Cosmópolis apresenta uma Nova Iorque tumultuada, com tribulações e consequências do capitalismo. Uma visita do presidente dos Estados Unidos paralisa Manhattan e Eric Packer (Robert Pattinson), o menino de ouro do mundo financeiro, tenta chegar ao outro lado da cidade para cortar o cabelo. Durante o dia, ele observa o caos e percebe, impotente, o colapso do seu império. Packer vive as 24 horas mais importantes da sua vida e está certo de que alguém está prestes a assassiná-lo.
Segundo a crítica, apesar de certa frieza e senso didático, a direção de David Cronenberg conduz uma boa adaptação do romance de Don DeLillo. O filme está disponível no Prime Video.
The Rover - A Caçada | 2014
Sucesso no Festival de Cannes em 2014, The Rover - A Caçada apresentou uma nova faceta de Pattinson ao público. A produção está disponível na HBO Max.
A história se passa em um futuro próximo, quando os habitantes australianos vivem uma rotina perigosa, onde a criminalidade impera. Com o passar dos anos, Eric (Guy Pearce) já perdeu quase tudo o que tem, e torna-se um homem duro e impiedoso. Quando sua última posse, seu carro, é roubado por uma gangue, ele vai atrás destes homens. No caminho, ele é obrigado a levar consigo Reynolds (Robert Pattinson), o ingênuo membro da gangue, abandonado por seus comparsas.
MAPAS PARA AS ESTRELAS | 2015
Ao lado de grande elenco, Robert Pattinson colabora mais uma vez com David Cronenberg no instigante Mapas para as Estrelas, filme disponível no Globoplay.
Agatha Weiss (Mia Wasikowska) acabou de chegar a Los Angeles e logo conhece Jerome Fontana (Robert Pattinson), um jovem motorista de limusine que sonha se tornar ator. Eles começam a sair juntos e flertar um com o outro, por mais que Agatha mantenha segredo sobre seu passado. Não demora muito para que ela comece a trabalhar para Havana Segrand (Julianne Moore), uma atriz decadente que está desesperada para conseguir o papel principal da refilmagem de um sucesso estrelado por sua mãe, décadas atrás. Paralelamente, o garoto Benjie Weiss (Evan Bird) enfrenta problemas ao lidar com seu novo colega de elenco, já que é a estrela principal de uma série de TV de relativo sucesso. Entretanto, como esteve internado recentemente, está sob a atenção especial de sua mãe (Olivia Williams) e dos produtores da série, que temem um escândalo.
LIFE - UM RETRATO DE JAMES DEAN | 2016
Seguindo a trilha de dramas e adaptações, Pattinson vive o fotógrafo Dennis Stock em Life - Um Retrato de James Dean.
Às vésperas do lançamento do filme Vidas Amargas (1955), James Dean (Dane DeHaan) ainda não é um ator famoso. Os estúdios têm grandes planos para transformá-lo em um astro, mas ele não se sente à vontade com a vida de festas, eventos e autógrafos. O fotógrafo Dennis Stock (Robert Pattinson), apostando no sucesso iminente de James Dean, pede para fotografá-lo em um ensaio para a revista Life, mas recebe apenas respostas negativas. Um dia, para fugir da promoção de Vidas Amargas, Dean esconde-se na fazenda de sua família, e leva o novo amigo Stock junto dele. Neste local, o fotógrafo registra as imagens mais famosas de toda a carreira do ator.
A Infância de um Líder | 2015
Aclamado no Festival de Veneza no prêmio de melhor direção e com críticas marcantes da mídia especializada, A Infância de um Líder apresenta um dos filmes mais densos do ator.
Em 1918, um garoto americano passa a morar na França, já que seu pai foi convidado pelo governo americano a trabalhar na criação do Tratado de Versalhes. O que este jovem descobre é o nascimento de uma ideia assustadora, que se transformaria na ideologia fascista.
O longa está disponível para compra ou aluguel digital.
Z - A Cidade Perdida | 2017
No aventuresco épico Z - A Cidade Perdida, longa inspirado em fatos reais, Pattinson interpreta Henry Costin em mais um papel visceral.
A incrível história real do explorador britânico Percy Fawcett (Charlie Hunnam), que viaja para a Amazônia no século XX e descobre evidências de uma civilização avançada desconhecida que pode ter habitado a região. Depois de ter sido ridicularizado pelo corpo científico que considera as populações indígenas como "selvagens", Fawcett está determinado a retornar à sua amada selva e provar seu caso.
O longa pode ser encontrado no Telecine, dentro do Globoplay.
Bom Comportamento | 2017
A atuação de Pattinson é um dos pontos altos do drama criminal Bom Comportamento, que também demonstra um deleite visual em vários aspectos de sua montagem.
A história gira em torno de Constantine Nikas (Robert Pattinson), que tem o plano de assaltar um banco e descolar uma boa quantia em dinheiro. No entanto, nada sai como o planejado e seu irmão mais novo acaba sendo preso. Decidido a resgatá-lo, Constantine embarca em uma perigosa corrida contra o relógio, em que ele mesmo é o próximo alvo da polícia.
Sob o Sol do Oeste | 2018
Disponível para compra ou aluguel digital, Sob o Sol do Oeste acompanha Samuel Alabaster (Robert Pattinson) em uma jornada no velho oeste selvagem até a fronteira americana para se casar com o amor da sua vida, Penélope (Mia Wasikowska). Ao lado do bêbado Parson Henry (David Zellner) e do bastardo Rufus Cornell (Nathan Zellner), sua simples viagem fica cada dia mais perigosa e as distinções entre heróis, donzelas e vilões logo se confundem.
High Life | 2018
Sob direção de Claire Denis, Robert Pattinson se reúne a Juliette Binoche, André Benjamin e Mia Goth neste drama de ficção científica.
Na trama, um grupo de criminosos aceita um acordo para trocar suas penas pela participação em uma missão espacial à procura de energias alternativas, mas a viagem toma rumos inesperados quando uma tempestade de raios cósmicos atinge a nave.
O filme pode ser encontrado para compra ou aluguel digital.
O Farol | 2019
Disponível no Prime Video, O Farol conta com um das mais viscerais atuações do ator. No início do século XX, Thomas Wake (Willem Dafoe), responsável pelo farol de uma ilha isolada, contrata o jovem Ephraim Winslow (Robert Pattinson) para substituir o ajudante anterior e colaborar nas tarefas diárias. No entanto, o acesso ao farol é mantido fechado ao novato, que se torna cada vez mais curioso com este espaço privado. Enquanto os dois homens se conhecem e se provocam, Ephraim fica obcecado em descobrir o que acontece naquele espaço fechado, ao mesmo tempo em que fenômenos estranhos começam a acontecer ao seu redor. O longa tem direção de Robert Eggers, de A Bruxa.
O Rei | 2019
Disponível na Netflix, O Rei também marca uma colaboração de Robert com o cineasta David Michôd, de The Rover - A Caçada. Após a morte de seu pai, Henrique V (Timothée Chalamet) é coroado rei, obrigado a comandar a Inglaterra. O governante precisa amadurecer rapidamente para manter o país consideravelmente seguro durante a Guerra dos 100 Anos, contra a França.
Tenet | 2020
Tenet, último filme de Christopher Nolan, tem Pattinson como Neil. Na trama, um agente da CIA conhecido como O Protagonista (John David Washington) é recrutado por uma organização misteriosa, chamada Tenet, para participar de uma missão de escala global. Eles precisam impedir que Andrei Sator (Kenneth Branagh), um renegado oligarca russo com meios de se comunicar com o futuro, inicie a Terceira Guerra Mundial. A organização está em posse de uma arma de fogo que consegue fazer o tempo correr ao contrário, acreditando que o objeto veio do futuro. Com essa habilidade em mãos, O Protagonista precisará usá-la como forma de se opor à ameaça que está por vir, impedindo que os planos de Sator se concretizem.
O longa está disponível na HBO Max.
O Diabo de Cada Dia | 2020
Original Netflix, O Diabo de Cada Dia reúne Pattinson e Tom Holland em uma trama ambientada entre a Segunda Guerra Mundial e a Guerra do Vietnã. O longa acompanha diversos personagens num canto esquecido de Ohio, os quais as vidas acabam se conectando. Willard Russell (Bill Skarsgård) é um atormentado veterano, sobrevivente de uma carnificina, que não consegue salvar sua bela esposa de uma morte agonizante por conta de um câncer, mesmo com toda a oração e devoção de sua parte. Enquanto isso, Carl (Jason Clarke) e Sandy Henderson (Riley Keough), um casal de assassinos em série, percorrem as rodovias americanas em busca de modelos adequadas para fotografar e exterminar. E no meio disso tudo está Arvin Russell (Tom Holland), filho órfão de Willard e Charlotte (Haley Bennett), que cresceu para ser um homem bom mas começa a demonstrar comportamentos violentos quando passa a desconfiar que o líder religioso da cidade, Preston Teagardin (Robert Pattinson), é uma farsa.