Um dos lançamentos mais aguardados de 2022, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura vai entrar de cabeça no multiverso do Universo Cinematográfico Marvel, conceito que veio se estabelecendo em séries como WandaVision, Loki e What If…?, além de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. Doutor Estranho 2 é escrito pelo criador de Loki, Michael Waldron, então qual é a relação da série com o futuro da Marvel?
Roteirista da Marvel explica por que 'foi divertido' escrever Loki e Doutor Estranho 2 consecutivamenteQual é a influência de Loki em Doutor Estranho 2?
Loki, estrelada por Tom Hiddleston, preparou o multiverso para Homem-Aranha: Sem Volta para Casa e Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, apresentando ao público conceitos complexos como a ideia de Variantes no Universo Cinematográfico Marvel. Em entrevista para a D23 Magazine da Disney (via The Direct), o produtor da Marvel Studios, Richie Palmer, comentou sobre a importância de Loki na configuração da história de Doutor Estranho 2 – destacando a importância de Michael Waldron.
"Foi realmente emocionante. Descobrimos que não precisávamos gastar muito tempo recapitulando as regras; nós sentimos que o público teria muito disso agora. Com Michael [Waldron], poderíamos pular para contar uma boa história dentro do que já foi estabelecido. A força de Michael é o material do personagem. Como você viu em Loki, todos os melhores momentos envolveram os personagens tendo como pano de fundo essas linhas de tempo alternativas. É mais ou menos assim no nosso filme também. O roteiro de Michael trouxe muito coração para conceitos de ficção científica como o multiverso", explica o produtor.
No final da 1ª temporada de Loki, o protagonista e sua variante feminina, Sylvie (Sophia Di Martino), conhecem quem estava por trás da Autoridade de Variação do Tempo: Aquele que Permanece (Jonathan Majors), uma variante do vilão Kang, o Conquistador. Uma segunda temporada foi confirmada, e existem rumores de que Loki fará uma aparição na sequência de Doutor Estranho. Sua aparição no filme faz sentido considerando o final de temporada que mostrou as ramificações do multiverso saindo de controle depois que Sylvie mata Aquele que Permanece, o que abrem a possibilidade para uma guerra multiversal.
Doutor Estranho 2 vai mudar totalmente o Universo Cinematográfico Marvel, diz roteirista de LokiQual é a história de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura?
Além de Loki, o novo filme do Doutor Estranho também terá algumas conexões diretas com a série animada What If...?, que se passa em linhas do tempo alternativas no multiverso, e eventos de WandaVision, que colocou Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen) finalmente como Feiticeira Escarlate e ela será uma das protagonistas da história. Uma cena pós-créditos de WandaVision faz conexão com Doutor Estranho 2 e mostra ela aprendendo feitiços obscuros ao manipular o perigoso livro Darkhold, elemento que apareceram nos trailers do filme e pode ter um papel desencadeador desse caos no multiverso.
Depois dos eventos de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, é desbloqueado o multiverso em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e ele expande seus limites mais do que nunca. Por isso, Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) viaja para o desconhecido, contando com a ajuda de aliados místicos antigos e novos, e atravessa as realidades alternativas alucinantes e perigosas do multiverso para enfrentar um novo e misterioso adversário.
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura estreia nos cinemas brasileiros em 5 de maio, com direção de Sam Raimi.