O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, primeiro capítulo da franquia de sucesso inspirada na obra de J.R.R. Tolkien, completou 20 anos em dezembro passado. Parte da celebração da clássica trilogia dirigida por Peter Jackson, o momento parece propício para relembrar (ou conhecer) detalhes importantes da saga cinematográfica. Duas décadas depois, eventualmente diversos momentos da franquia são descobertos e redescobertos. Observações que aumentam a emoção neste universo de fantasia criado no século XX.
Antes de conhecer 10 pequenos gestos que talvez você não tenha notado, e que vão complementar a experiência, vale lembrar que em setembro estreia a primeira série de Senhor dos Anéis no Prime Video.
1. Apoio de Boromir
Em uma emocionante cena de A Sociedade do Anel, um movimento passou despercebido por muitos. Após descobrirem o túmulo de Balin, Gimli (John Rhys-Davies) lamenta a morte do primo e recebe um apoio inesperado. Boromir (Sean Bean) faz um gesto, põe a mão no ombro do anão fraternalmente, e demonstra compaixão pela perda do anão.
2. A Voz de Tolkien
Um dos ícones da franquia, Ian McKellen entrega grandes atuações em todos os filmes de O Senhor dos Anéis. Ao saber que estaria na adaptação cinematográfica da fantasia literária, o ator mudou ligeiramente seu tom de voz para viver Gandalf nas telonas. Dessa forma, o astro emula o sotaque de J. R. R. Tolkien em homenagem ao escritor.
3. Homenagem a Boromir
O solene momento em que Boromir cai no campo de batalha, ao fim de A Sociedade do Anel, recebe a trilha de uma música élfica. Especial, a canção retoma uma sentença dita por Faramir, irmão do guerreiro, na obra original. A frase pode ser traduzida como "Não amo a espada brilhante por sua agudeza, nem a flecha por sua rapidez, nem o guerreiro por sua glória. Só amo aquilo que eles defendem."
4. As pulsieras de Boromir
Fiel companheiro de Boromir, Aragorn decidiu homenagear a memória do amigo. Dessa forma, o herdeiro do trono de Gondor recupera dois braceletes do personagem e os usa sempre durante as batalhas. O gesto presta um tributo ao amigo que morreu em combate e ao seu reino de origem.
5. Em apoio a Gandalf!
Em As Duas Torres, quando os personagens chegam a Edoras, Legolas parece ciente da estratégia de Gandalf. Quando o Mago pede que seu cajado seja guardado antes que Théoden surja, pois "um velho precisa de seu apoio", o elfo agarra seu braço. A ação se torna suficiente para enganar os soldados de Rohan.
6. Sam aperta o cinto
Como pode-se observar nas três partes de O Senhor dos Anéis, Sam sempre foi leal e dedicado a Frodo. A confiança do hobbit em seu parceiro pode ser vista em momentos-chave da saga. No entanto, alguns gestos podem passar despercebidos nos filmes. Na sequência acima, o personagem discute com Sméagol, que o acusa de ter comida escondida. Nesse momento, o hobbit aperta o cinto furtivamente. O ato pode ser uma reação de precaução, para o encaixe da espada na cintura, porém, sem dúvida, é um movimento para lutar contra a fome que o assola na perigosa jornada.
7. O Fardo de Frodo
O portador do Um Anel precisa encarar desafios mentais, físicos, psicológicos e espirituais. Como uma prova de resistência contínua e severa, Frodo precisa se manter firme para não sucumbir ao artefato maligno. Em O Retorno do Rei, ao ser feito de prisioneiro, o personagem encontra-se sem camisa. Nestas cenas, é possível ver como o Um Anel deixou queimaduras no seu pescoço, onde estava a corrente. O detalhe não é decorativo, pois amplia a dimensão do espectador sobre a magnitude da luta que o hobbit enfrenta.
8. Juramento de Aragorn
Se por minha vida ou morte, eu puder protegê-lo, eu o farei. Você tem minha espada.
O juramento feito por Aragorn em A Sociedade do Anel, ao se juntar a Frodo, também ecoa como uma canção élfica no final da trilogia. Isso acontece quando o Rei de Gondor carrega seu exército diante dos portões de Mordor, permitindo que o hobbit realize a sua busca. Uma forma de lembrar que até o fim, o herdeiro de Isildur manteve sua promessa.
9. UMA ÁGUIA PARA SMÉAGOL?
No final de O Retorno do Rei, quando Gandalf voa sobre a Montanha da Perdição para recuperar Frodo, ele é acompanhado de três águias. Existe a possibilidade do Mago ter considerado que Sméagol ainda estivesse vivo e, se fosse o caso, o ajudaria também.
10. FILHA DE SAM GAMGEE
Assim como outros profissionais envolvidos na trilogia, como Peter Jackson e Viggo Mortensen, Sean Astin também contracenou com uma pessoa de sua família. O ator que interpreta Sam dividiu tela com a própria filha, Alexandra, para a sequência final de O Retorno do Rei, quando o hobbit retorna para sua família.