Mais de 20 anos se passaram desde que O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel chegou aos cinemas do mundo todo. Foi assim que começou a aventura épica do hobbit que deve transportar um poderoso anel pela Terra Média e impedir que as forças do mal se apoderem dele. Baseada na obra de J.R.R. Tolkien, a trilogia dirigida por Peter Jackson se tornou a franquia mais premiada na história do Oscar, com 30 indicações e 17 vitórias ao todo – incluindo Melhor Filme para O Retorno do Rei. Uma unanimidade de público e de crítica.
Embora a saga tenha chegado ao fim em 2003, os fãs mais observadores ainda estão descobrindo pérolas escondidas no trabalho de Jackson. Uma delas diz respeito a duas cenas muito semelhantes do primeiro e do último filme. Ambas são estreladas por Elijah Wood e Sean Astin, na pele dos amigos inseparáveis Frodo Bolseiro e Samwise Gamgee.
O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei é longo demais? Peter Jackson rebate críticas ao último filme da trilogiaA primeira, localizada no final de A Sociedade do Anel, mostra Sam se afogando no rio Anduin, até que, nas últimas, é resgatado por Frodo. O protagonista segura sua mão para trazê-lo de volta ao barco.
A segunda ocorre no final de O Retorno do Rei e responde de maneira óbvia à primeira. Dessa vez, é Frodo quem se encontra em uma posição desconfortável, suspenso acima da lava da Montanha da Perdição – na qual acaba de jogar o Um Anel. Espelhando a cena anterior, é Sam quem agarra sua mão para levantá-lo e salvá-lo.
Compare os dois momentos a seguir:
As imagens, uma vez aproximadas, amarram perfeitamente o arco dramático dos personagens, oferecendo uma conclusão emocionante para a longa e perigosa jornada de Frodo e Sam. A missão está finalmente cumprida, e a amizade segue intacta apesar dos muitos obstáculos que encontraram no caminho – particularmente Gollum/Sméagol (Andy Serkis).
O Senhor dos Anéis: Intérprete de Frodo Bolseiro revela seu filme preferido da trilogia de Peter JacksonPor meio dessa singela homenagem, Jackson também deixa claro que Sam cumpriu a promessa que fizera a Gandalf (Ian McKellen). "Não o perca, Samwise Gamgee", o mago lhe havia ordenado. E ele permaneceu leal ao seu companheiro de viagem mesmo nas chamas de Mordor.