Uma das franquias de maior sucesso na história do cinema, Harry Potter já completou 20 anos desde o primeiro filme e, até hoje, ninguém se esquece de seus personagens e momentos mais icônicos. O que nem todos sabem é que alguns dos acontecimentos da saga poderiam ter sido diferentes: isso porque três cenas deletadas tinham “detalhes” importantes que poderiam ter trazido uma redenção para três dos principais antagonistas.
Final de Petúnia e Duda Dursley em Harry Potter
Em Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1, há uma cena que chegou a ser gravada, mas não entrou para o filme, que traz um momento emocionante (talvez o único durante toda a saga!) de Harry com sua família. Quando os Dursley precisam deixar a casa onde moravam, Petunia (Fiona Shaw) tem um momento de vulnerabilidade que nunca havia aparecido antes. “Você acha que eu não sei do que eles são capazes? Você não perdeu apenas sua mãe naquela noite em Godric's Hollow, sabe? Eu perdi uma irmã”, diz a tia, que, infelizmente, não apareceu na reunião do elenco em Harry Potter - De Volta a Hogwarts.
Esta cena não está no livro de J.K. Rowling, mas a autora, que também não esteve no especial do HBO Max, dá, sim, uma pequena redenção a Petúnia, quando a personagem faz uma breve pausa antes de partir, indicando um sinal - mínimo - de afeição pelo sobrinho. Além dela, Duda (Harry Melling) também teve uma cena deletada.
“Não estou entendendo. Ele não vem com a gente?”, diz Duda quando a família está deixando a casa. Harry responde que não vai porque seria apenas um desperdício de espaço no carro e o primo se aproxima dele. “Eu não acho que você é um desperdício de espaço”, diz o personagem e os dois dão um aperto de mão.
Nos filmes, Duda não tem muito desenvolvimento, mas os livros já mostravam mudanças em seu comportamento desde o ataque de dementadores que sofreu em Harry Potter e a Ordem da Fênix. Apesar de os filmes não terem dado uma chance de redenção a ele, a obra original deixa mais claro que os dois conseguiram se acertar um pouco.
Draco mudou de lado no final de Harry Potter?
Nos últimos momentos de Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2, outro momento importante também poderia ter redimido Draco Malfoy (Tom Felton). O trecho deletado mostra o antagonista dizendo que não está mais do lado de Voldemort (Ralph Fiennes) e, na sequência, entregando a varinha a Harry.
A cena também não está na obra literária original, que também não dá sinais tão diretos assim de redenção para o personagem, mas fica claro - assim como vemos no epílogo da saga -, que tudo estava bem.