Um dos blockbusters mais aguardados deste ano, finalmente, fez sua estreia em cinemas de todo o mundo. Na quarta-feira (22), Matrix: Resurrections trouxe mais uma vez, às grandes telas, Neo (Keanu Reeves), Trinity (Carrie-Anne Moss) e outros personagens famosos da franquia, revivendo a complexa trama criada pelas irmãs Wachowski — que desta vez, conta apenas com a direção de Lana.
Depois de algumas teorias, entrevistas, imagens divulgadas e um trailer empolgante, o longa vem arrancando elogios da crítica especializada, consagrando mais um capítulo da saga do Escolhido. Apresentando um enredo que retrocede a momentos da trilogia anterior, ao mesmo tempo em que acrescenta novos temperos, Resurrections promete agradar desde os fãs mais antigos até os mais novos.
E falando em novos ingredientes, uma das novidades fica por conta do posicionamento de algumas máquinas no longa. Diferentemente dos filmes passados, nem todas as inteligências artificiais se posicionam contra os humanos em Resurrections, mas por qual motivo será?
O que o Oráculo faz? Entenda a função deste e de outros programas da franquia MatrixPOR QUE ALGUMAS MÁQUINAS ESTÃO DO LADO DOS HUMANOS EM MATRIX RESURRECTIONS?
Basicamente, algumas máquinas escolheram romper com as outras por conta do feito de Neo e Trinity ao fim de Matrix Revolutions. Quando o escolhido e sua amada invadiram a Cidade das Máquinas para apresentar a proposta de fim à guerra, alguns robôs acabaram “simpatizando” — ou o mais próximo disso que um ser sem emoções consegue — com a jornada do Escolhido.
Como visto em Resurrections, a ajuda das máquinas — ou sentientes, como elas preferem ser chamadas — foi importantíssima para os humanos fugirem de Zion e criarem uma nova cidade, chamada IO. Na trama, a nova sociedade representa um grande avanço para nossa raça, tanto em termos de tecnologia quanto em número de pessoas. Com a ajuda das inteligências artificiais rebeldes, fez-se possível gerar artificialmente alimentos como morangos e outros, antes extintos, além do grande progresso em termos de armamento, furtividade e etc.
Fora isso, também é visto que novos programas passaram a apoiar a causa humana, como o caso do Morpheus vivido pelo ator Yahya Abdul Mateen II. Com o novo conhecimento tecnológico por parte de nossa raça, os programas, agora, conseguem atuar fora da Matrix, através de corpos compostos por nanomáquinas.
Matrix 4: Ator que interpreta Morpheus faz revelação importante sobre o personagem; confira