Na reta final de 2021, o Google divulgou a lista dos filmes e séries que não saíram da cabeça do público brasileiro durante este ano. Cada uma das seleções conta com os 10 títulos mais pesquisados pelos usuários - não à toa, boa parte deles coincide com as listas de produções mais assistidas nos streamings ou com as principais bilheterias do cinema. E pode até não parecer: mas estas 20 grandes produções contam com características fortes em comum. Veja quais são.
Principais filmes lançados em 2021
Principais séries lançadas em 2021
Filmes de super-heróis ainda são os favoritos
![](https://br.web.img2.acsta.net/newsv7/21/12/20/23/52/1138103.jpg)
Já se passaram quase 15 anos desde que a Marvel deu início a seu Universo Cinematográfico, com Homem de Ferro (2008) e foi a principal responsável por tornar o gênero de super-heróis um sucesso insuperável e, aparentemente, inesgotável. Em 2019, Vingadores: Ultimato entrou para a história como uma das maiores bilheterias de todos os tempos - e se enganou quem pensou que o fim do “ciclo” Vingadores seria um impeditivo para futuras produções.
Metade dos 10 filmes mais pesquisados no Google em 2021 estão no universo em crescimento dos super-heróis, provando que a fórmula ainda parece longe de ser saturada. Em 2020, a pandemia do coronavírus afastou o público do cinema e é bastante simbólico que, no retorno, boa parte das pessoas continue buscando histórias e personagens familiares que já tinham, antes, um espaço em seus corações.
Universo Marvel maior do que nunca
![](https://br.web.img2.acsta.net/newsv7/21/12/20/23/52/1149023.jpg)
E se os filmes que mais despertaram interesse são da Marvel, a chegada do universo do estúdio à televisão só provou que há um público fiel com um universo gigantesco e cheio de produções. Wandavision e Loki foram as principais séries a se somarem ao MCU dos cinemas - uma decisão que gerou dúvidas no sentido de apostar muito no comprometimento do público em acompanhar os heróis no cinema e na televisão. Um acerto que solidifica as bases para o futuro.
Vale notar ainda que a lista foi divulgada antes do lançamento de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, longa que aposta no conceito de multiverso introduzido nas séries de TV.
Séries da Netflix: ninguém consegue derrubar?
![](https://br.web.img2.acsta.net/newsv7/21/12/20/23/52/1159943.jpg)
Enquanto a Marvel garantiu a presença do Disney+ no ranking do Google Trends, o poder da Netflix continua grande. Uma constatação que chama atenção, dado que outros streamings têm ganhado cada vez mais relevância. Além da Disney, a chegada do HBO Max trouxe um catálogo de peso, que conta com séries de sucesso como Mare of Easttown, Gossip Girl, além do bem-sucedido reencontro do elenco de Friends.
Mesmo com os concorrentes crescendo, a popularidade da Netflix parece longe de ser superada: em 2021, são mais de 207 milhões de assinantes - número seguido pelo Amazon Prime Video, com 175 milhões, e Disney+, com 100 milhões. Embora os outros streamings principais também contem com séries famosas, o catálogo da Netflix (que não é o mais barato!) ainda é o mais familiar e, certamente, conta com o “boca-a-boca” dos assinantes para tornar séries como Round 6 e Bridgerton uma verdadeira febre.
Falem bem ou falem mal...
![](https://br.web.img2.acsta.net/newsv7/21/12/20/23/52/1170863.jpg)
Mas falem dos filmes. Dirigido por Wagner Moura, Marighella estreou nos cinemas na reta final do ano e, ainda assim, acabou despertando mais interesse do que grandes produções, como O Esquadrão Suicida e Cruella. Não faltaram polêmicas acerca deste lançamento, que vão das acusações e censura do governo às críticas políticas fortes não só no filme, como nas declarações do elenco.
Goste ou não, o fato é que Marighella levantou o debate e fez com que milhares de pessoas quisessem saber mais sobre o filme no Google. Além disso, podemos interpretar que a inspiração no mundo real também gera curiosidade: quem são as pessoas retratadas? Onde elas estão agora? Qual é a verdadeira história?
Estas são algumas das perguntas que mais aparecem ao pesquisarmos o nome do filme - um resultado, aliás, muito parecido com o de A Menina Que Matou os Pais, longa do Amazon Prime Video que também aparece na lista e fez muita gente se perguntar o que aconteceu com os envolvidos no crime.