Uma das franquias mais aclamadas do gênero ficção científica, Matrix está prestes a ganhar mais um capítulo em sua icônica mitologia. Com lançamento marcado para 22 de dezembro, Matrix: Resurrections será o quarto episódio da saga de Neo e, de acordo com a Warner Bros., pode não ser o último, tudo a depender da diretora Lana Wachowski.
Desde a exibição de seu trailer, a base de fãs do filme abriu espaço para uma longa lista de especulações a respeito do próximo longa-metragem: Seria Trinity um programa? Por que Lily não retornou para o novo filme? Como será o comportamento do novo Morpheus? Juntando isso ao fato do longa quase ter sido encerrado pela metade, o hype em torno da produção só faz crescer.
Matrix: Qual é a ordem para assistir aos filmes, incluindo os curtas?E falando em hype, uma nova teoria tem agitado os aficionados pela franquia. A mais nova hipótese sobre os personagens de Keanu Reeves (Neo) e Carrie-Anne Moss (Trinity) sugere que ambos estarão ainda mais fortes, se comparados aos filmes passados, o que configuraria grandes problemas para as máquinas e os agentes do sistema.
A possibilidade em questão nasceu de observações em torno do trailer. É sabido que os poderes de Neo cresceram exponencialmente desde Matrix, em 1999. De um início humilde como Thomas Anderson, o hacker, passando por seu aprendizado sob o guia de Morpheus (Laurence Fishburne) e o Oráculo (Gloria Foster), até, finalmente, o icônico clímax contra o Agente Smith (Hugo Weaving); o aumento das habilidades de Neo se correlaciona à sua compreensão da Matrix e seu papel como O Escolhido. E levando em consideração que o personagem provavelmente não precisará reaprender tudo o que já sabe sobre o sistema, talvez, apenas, relembrar, pode-se concluir que menos forte que anteriormente ele não estará.
Dito isso, é possível perceber, no trailer, algumas habilidades aprimoradas de Neo durante a luta no dojo, uma clara referência ao encontro com o personagem de Fishburne no primeiro longa. Em Resurrections, um Neo mais velho enfrenta um jovem Morpheus, cujo manto passou para o ator Yahya Abdul-Mateen II. Enfurecido quando Morpheus afirma conhecê-lo, O Escolhido o impulsiona de volta com uma explosão de energia que destrói todo o local, exibindo uma habilidade considerável em seu arsenal. Além disso, outro feito impressionante é o redirecionamento de um míssil apenas com o movimento das mãos, em outra parte do vídeo.
Da mesma forma, em uma luta contra a equipe da SWAT, Trinity acerta uma cotovelada em um policial com um nível de força que parece ir além de suas habilidades anteriormente mostradas. Seu braço se move de forma a sugerir que ela desenvolveu níveis sobre-humanos quase parecidos com os de Neo, não podendo esquecer, também, do grito que a personagem exibe, distorcendo a realidade.
Outro elemento que também não pode ficar de lado é o enfoque que o trailer dá na união dos dois personagens. Com diversas sequências mostrando a conexão entre os dois amantes, pode-se sugerir que o relacionamento entre ambos terá papel fundamental no novo longa, fato que já havia se mostrado presente nos filmes anteriores. E se tudo ainda está no âmbito das especulações, exato um mês de espera para a estreia será um longo caminho para acalmar a ansiedade.